A IMPORTÂNCIA DO DESIGNER INSTRUCIONAL PARA UMA EDUCAÇÃO TEOLÓGICA BATISTA A DISTÂNCIA EFICAZ
Palavras-chave:
Educação teológica, Ensino a distância, Design instrucionalResumo
O ensino teológico é algo bastante importante na visão de boa parte dos batistas da Convenção Batista Brasileira (CBB). Isto é perceptível no número de instituições de ensino superior ligadas a esta Convenção. No entanto, é inviável que estas instituições atendam de forma presencial o grande número de membros que a CBB possui. Para isso, é importante que as instituições ofereçam também o ensino a distância (EaD). O presente artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre as possibilidades de se apresentar uma educação teológica batista a distância eficaz contando com a participação de um profissional de Design Instrucional. Por isso, primeiramente é apresentado um breve panorama sobre o ensino teológico a distância. A seguir, são apontados os desafios do ensino EaD no que tange em especial ao planejamento educacional. Por fim, são apresentadas informações acerca do designer instrucional demonstrando-se que este profissional é importante para que se tenha uma educação teológica batista a distância eficaz.
Métricas
Referências
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO INEP. Resultados do Censo da Educação Superior 2020 disponíveis. [S. l.]: 18 fev. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/resultados-do-censo-da-educacao-superior-2020-disponiveis. Acesso em: 18 de maio 2022.
BASTOS, Deborah M.; CARDOSO, Silvia Helena; SABBATINI, Renato M.E. [S. l.]: 5 set. 2001. Disponível em: http://www.edumed.org.br/cursos/slides/aula2-visao-geral/. Acesso em: 21 maio 2022.
BRASIL, Ministério da Educação, (2016). Diretrizes e normas nacionais para a oferta de programas e cursos de Educação Superior na modalidade a distância. Brasília: MEC/CNE.
Brasília: 14 mar. 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2016-pdf/35541-res-cne-ces-001-14032016-pdf/file. Acesso em: 31 out. 2020.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm. Acesso em: 21 de maio 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 21 de maio 2022.
CHAQUIME, Luciane Penteado; FIGUEIREDO, Ana Paula Silva. O papel do designer instrucional na elaboração de cursos de educação a distância: exercitando conhecimentos e relatando a experiência. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA – ESUD, 13 jun. 2013, Belém. Anais... Disponível em: http://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/Esud2013.iso. Acesso em: 21 maio 2022.
CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA. 50 anos da Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico. Disponível
em: http://convencaobatista.com.br/siteNovo/pagina.php?NOT_ID=458. Acesso em: 19 de maio 2020.
FILATRO, Andrea. Linguagens e narrativas digitais. São Paulo: Senac São Paulo, 2018.
FILATRO, Andrea. Tópicos em design instrucional. São Paulo: Senac São Paulo, 2019.
FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa et. al. DI 4.0: inovação em educação corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.
FRANCO, Lúcia Regina Horta Rodrigues; BRAGA, Dilma Bustamante;
RODRIGUES, Alessandra. EAD virtual: entre a teoria e a prática. São Paulo: Premier; Itajubá: Unifei, 2010.
GANDRA, Valdinei Ramos; BAADE, Joel Haroldo. Os desafios da educação a distância nos cursos de teologia reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Protestantismo em revista. São Leopoldo: v. 44, n. 1, p. 165-179, jan./jun. 2018. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/3279. Acesso em: 18 de maio 2022.
HERMIDA, Jorge Fernando; BONFIM, Cláudia Ramos de Souza. A educação à distância: história, concepções e perspectivas. Revista
HISTEDBR On-line. Campinas, p.166-181, ago. 2006. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4919/art11_22e.pdf. Acesso em: 19 de maio 2022.
MODES, Josemar Valdir. Ensino teológico a distância: um recurso antigo, significativo e eficiente, mas completamente dependente
de seus atores – professores e alunos. Revista Batista Pioneira. Ijuí, v. 9, n. 2, p. 361-381, dez. 2020.
MOLOCHENCO, Madalena de Oliveira. Sobre memórias, valores e inovações: reflexões sobre formação docente e a educação teológica. Via teológica. Curitiba, v. 21, n. 41, p. 57-70, jun. 2020.
Disponível em: https://periodicos.fabapar.com.br/index.php/vt/article/view/173. Acesso em: 19 de maio 2022.
PETERS, Otto. Educação a distância em transição. São Leopoldo: UNISINOS, 2004.
REINHARD, Nicolau. In: KUNZ, Claiton André; REINKE, André Daniel (Orgs.). Faculdade Batista Pioneira: 50 anos de história (1967-2017). Ijuí, 2017.
SEMESP. Mapa do ensino superior no Brasil: 2019. São Paulo: 2019. Disponível em: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2019/06/Semesp_Mapa_2019_Web.pdf. Acesso em: 19 de maio 2022.
SILVA, Anilton Oliveira. A educação teológica no Brasil: novos desafios na era da educação a distância. Revista Batista Pioneira. Ijuí, v. 8, n. 2, p. 369-382, dez. 2019.
SONZA, Andréa Poletto; SALTON, Bruna Poletto; STRAPAZZON, Jair Adriano (Orgs.). O uso pedagógico dos recursos de tecnologia assistiva. Porto Alegre: CORAG, 2015. Disponível em: https://cta.ifrs.edu.br/livro-o-uso-pedagogico-dos-recursos-de-tecnologia-assistiva/. Acesso em: 20 de maio 2022.
SOUZA, Sócrates Oliveira de (Org.). Pacto e comunhão: documentos batistas. Rio de Janeiro: Convicção, 2010.
TOTTI, Flaviana. Cenários de design instrucional. São Paulo: Senac São Paulo, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 VIA TEOLÓGICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Publicado: 2023-01-31