Edições anteriores

  • Via Teológica
    v. 22 n. 43 (2021)

    Temos a alegria de apresentar aos nossos leitores a edição de número 43 (volume 22) da Revista Via Teológica. Mais uma vez, oferecemos alguns textos de reflexão bíblica, teológica e prática. Nesta edição, 10 artigos e 1 resenha compõem o conteúdo da revista, com os quais os respectivos autores procuram contribuir com as suas pesquisas.

  • Via Teológica - Edição Especial FABAPAR 80 Anos

    Para esta edição, foram selecionados 20 artigos publicados ao longo da história na revista Via Teológica. Os currículos dos autores foram atualizados. Parte dos artigos foi escrita antes da última reforma ortográfi ca (2009). A estrutura padrão dos artigos sofreu alteração ao longo do tempo.

    Os pontos de vista expostos nos artigos são de inteira responsabilidade de seus autores e não necessariamente refl etem a opinião do editor ou da instituição.

  • VIA TEOLÓGICA
    v. 21 n. 42 (2020)

    Temos a alegria de apresentar aos nossos leitores a edição de número 42 (volume 21) da Revista Via Teológica. Mais uma vez, oferecemos alguns textos de reflexão bíblica, teológica e prática. Nesta edição, 10 artigos e 1 resenha compõem o conteúdo da revista, com os quais os respectivos autores procuram contribuir com as suas pesquisas.

  • VIA TEOLÓGICA
    v. 21 n. 41 (2020)

    Temos a alegria de apresentar aos nossos leitores a edição de número 41 (volume 21) da Revista Via Teológica. Mais uma vez, oferecemos alguns textos de reflexão bíblica, teológica e prática. Nesta edição, 10 artigos compõem o conteúdo da revista, com os quais os respectivos autores procuram contribuir com as suas pesquisas

  • Via Teológica
    v. 20 n. 40 (2019)

    Temos a alegria de apresentar aos nossos leitores a edição de número 40 (volume 20) da Revista Via Teológica. Mais uma vez, oferecemos alguns textos de reflexão bíblica, teológica e prática. Nesta edição, 10 artigos e 1 resenha compõem o conteúdo da revista, com os quais os respectivos autores procuram contribuir com as suas pesquisas

  • v. 20 n. 39 (2019)

    Temos a alegria de apresentar aos nossos leitores a edição de número 39 (volume 20) da Revista Via Teológica. Mais uma vez, oferecemos alguns textos de reflexão bíblica, teológica e prática. Nesta edição, 10 artigos compõem o conteúdo da revista, com os quais os respectivos autores procuram contribuir com as suas pesquisas.

  • #paracegover: capa do periódico Via Teológica, número 38 de dezembro de 2018. Na imagem: um pequeno riacho correndo por entre pedras que com paredões de pedras ao fundo que foram esculpidos pelo tempo e pela água do riacho.

    v. 19 n. 38 (2018)

    Temos a alegria de apresentar aos nossos leitores a edição de número 38 (volume 19) da Revista Via Teológica. Mais uma vez, oferecemos alguns textos de reflexão bíblica, teológica e prática. Nesta edição, 10 artigos compõem o conteúdo da revista, com os quais os respectivos autores procuram contribuir com as suas pesquisas. 

  • #paracegover: capa do periódico Via Teológica, número 37 de junho de 2018. Na imagem: duas mãos abrindo uma carteira e sacando algumas notas dólares.

    v. 19 n. 37 (2018)

    Temos a alegria de apresentar aos nossos leitores a edição de número 37 (volume 19) da Revista Via Teológica. Mais uma vez, oferecemos alguns textos de reflexão bíblica, teológica e prática. Nesta edição, 10 artigos compõem o conteúdo da revista, com os quais os respectivos autores procuram contribuir com as suas pesquisas.

  • v. 18 n. 36 (2017)

    Temos a alegria de apresentar aos nossos leitores a edição de número 36 (volume 18) da Revista Via Teológica. Mais uma vez, oferecemos alguns textos de reflexão bíblica, teológica e prática. Nesta edição, 10 artigos compõem o conteúdo da revista, com os quais os respectivos autores procuram contribuir com as suas pesquisas.

  • v. 18 n. 35 (2017)

    Temos a alegria de apresentar aos nossos leitores a edição de número 35 (volume 18) da Revista Via Teológica. Mais uma vez, oferecemos alguns textos de reflexão bíblica, teológica e prática. Nesta edição, 10 artigos e 1 resenha compõem o conteúdo da revista, com os quais os respectivos autores procuram contribuir com as suas pesquisas.

  • v. 17 n. 34 (2016)

    Temos a alegria de apresentar aos nossos leitores a edição de número 34 (volume 17) da Revista Via Teológica. Mais uma vez, oferecemos alguns textos de reflexão bíblica, teológica e prática. Nesta edição, 10 artigos e 1 resenha compõem o conteúdo da revista, com os quais os respectivos autores procuram contribuir com as suas pesquisas.

  • v. 17 n. 33 (2016)

    Temos a alegria de apresentar aos nossos leitores a edição de número 33 (volume 17) da Revista Via Teológica. É uma enorme satisfação poder oferecer mais um pouco de reflexão bíblica, teológica e prática. Nesta edição, 10 artigos e 3 resenhas compõem o conteúdo da mesma, com os quais os respectivos autores procuram contribuir com as suas pesquisas.

  • v. 16 n. 32 (2015)

    Esta é a edição de número 32 (volume 16) da Revista Via Teológica. É uma enorme satisfação poder oferecer aos nossos leitores mais um pouco de reìexão bíblica, teológica e prática. Nesta edição, 10 artigos e 3 resenhas compõem o conteúdo da mesma, com os quais os respectivos autores procuram contribuir com as suas pesquisas.

  • v. 16 n. 31 (2015)

    Jacques Le Goff escreveu certa vez: “tornar-se senhores da memória e do esquecimento é uma das grandes preocupações das classes, dos grupos, dos indivíduos que dominaram e dominam as sociedades históricas. Os esquecimentos e os silêncios da história são reveladores destes mecanismos de manipulação da memória coletiva”.1

    Partindo dessa reflexão de Le Goff, pode-se reconhecer o papel dialogal da Revista Via Teológica, já que os artigos aqui publicados, além das resenhas que apontam para outras elaborações reflexivas, ajudam a compreender os acontecimentos de um passado recente ou mesmo distante. De certa forma, ainda, os textos publicados pela Via Teológica em mais de 15 (quinze) anos de continuada publicação podem dar vozes àqueles que não a tiveram em algum momento da história, revelando fatos ou narrativas que evitam “silêncios” perturbadores que cercam a sociedade contemporânea.

    1 LE GOFF, Jacques. História e memória. 5.ed. 3.reimpr. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 2008, p. 422.

  • v. 2 n. 10 (2004)

    OS ARQUIVOS DOS ARTIGOS ESTÃO EM FASE DIGITALIZAÇÃO E CORREÇÃO

  • v. 1 n. 09 (2004)

    OS ARQUIVOS DOS ARTIGOS ESTÃO EM FASE DIGITALIZAÇÃO E CORREÇÃO

  • v. 2 n. 08 (2003)

    OS ARQUIVOS DOS ARTIGOS ESTÃO EM FASE DIGITALIZAÇÃO E CORREÇÃO

  • v. 1 n. 07 (2003)

    OS ARQUIVOS DOS ARTIGOS ESTÃO EM FASE DIGITALIZAÇÃO E CORREÇÃO

  • v. 2 n. 06 (2002)

    OS ARQUIVOS DOS ARTIGOS ESTÃO EM FASE DIGITALIZAÇÃO E CORREÇÃO

  • v. 1 n. 05 (2002)

    OS ARQUIVOS DOS ARTIGOS ESTÃO EM FASE DIGITALIZAÇÃO E CORREÇÃO

  • v. 2 n. 04 (2001)

    O Rei Davi, ao fazer referenda a Abner, um ilustre personagem de Israel, registra no Antigo Testamento seu sentimento ao dizer: ‘tombou um grande em Israel” (2 Samuel 3.38). Expressão usada para registrar a morte de um homem que fazia diferença pela sua vida. Era a vida sua maior obra. Com o mesmo sentimento registramos o falecimento do Professor Yutaka Morita, membro de nossa comissão editorial e professor de grande valor para a obra teológica no Paraná.



  • v. 1 n. 03 (2001)

    Contemplar, numa revista teológica, perspectivas variadas, tanto em conceitos como em práxis, é bastante laboriosa. Além dos compromissos que fazem nossa razão de ser: Glória de Deus, Reino de Deus, Bíblia como regra de fé e prática, cooperação denominacional, temos compromissos com nossa comunidade, tanto no eixo educacional secular, quanto no de cunho teológico.

  • v. 2 n. 02 (2000)

    O itinerário continua o mesmo: Glória de Deus. O compromisso com a vontade do Senhor, com a expansão e com os valores do Reino, marcam a via pela qual trilhamos.

  • v. 1 n. 1 (2000)

    A palavra Via, de origem latina, designa estrada, caminho. Presente na Historia e Filosofia da Religião, ora com o significado de modalidade (método) ora com o significado de itinerário. Intercambiando sentidos foi assim que ao longo da história homens como Dionísio Pseudo-Areopagita, Tomás de Aquino, por exemplo, usaram-na para expressar suas ideias. Mais que três Vias, Cinco Vias, Via Antiga ou Via Moderna, VIA TEOLÓGICA toma emprestada a expressão, não por defender um método de conhecimento de Deus, ou para defender uma determinada doutrina ou mesmo Instituição.