SOBRE MEMÓRIAS, VALORES E INOVAÇÕES: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO TEOLÓGICA

Autores

  • Madalena de Oliveira Molochenco

Palavras-chave:

Formação docente, Memórias, Valores, Inovações

Resumo

Este artigo é uma leitura sobre memórias, valores e inovações; fruto da leitura de um capítulo da obra “Ensinar a ensinar: Didática para a escola fundamental e média”. Chamou minha atenção 3 funções que a autora atribui ao trabalho do docente descritas no capítulo intitulado O papel do professor na sociedade digital, em que destaca o professor como ‘agente de memórias, valores e inovações’. A memória como um arcabouço de lembranças e marcas na história institucional e na vida dos atores institucionais; os valores como objetivos no conhecimento e na vida ética dos docentes; as inovações como alvos a serem explorados e utilizados para se atingir às novas gerações bem como aplicados às ações docentes. A educação Teológica não passa ao lado destas funções, nem seus docentes longe de tais movimentos. Mais do que nunca é preciso refletir sobre tais questões.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BAUMAN, Zigmunt. Vida líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
CASTRO, Amélia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Cengage, 2018.
KENSKI, Vani Moreira. O papel do professor na sociedade digital. In: CASTRO, Amélia Domingues de, CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Cengage, 2018.
MACHADO, Nilson José. Educação, cidadania, projetos e valores. São Paulo: Escrituras, 2016.
NOVOA, A. Vida de professores. Porto: Porto editora, 1992.
PERRENOUD, Philippe. 10 nova competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Downloads

Publicado

2021-01-21

Como Citar

de Oliveira Molochenco, M. (2021). SOBRE MEMÓRIAS, VALORES E INOVAÇÕES: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO TEOLÓGICA. VIA TEOLÓGICA, 21(41). Recuperado de https://periodicos.fabapar.com.br/index.php/vt/article/view/173

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-01-21
Publicado: 2021-01-21