O erro de Erasmo e a pronúncia “não grega” do grego

Autores

  • Chrys C. Caragounis
  • Gabriel Girotto Lauter

Palavras-chave:

Erasmo, Grego

Resumo

Parece não ser muito conhecido quais fatores e circunstâncias levaram à chamada “pronúncia científica do grego”. Tudo começou com uma “brincadeira" feita com Erasmo pelo estudioso suíço Loritus de Glarius. Posteriormente, entretanto, Erasmo descobriu a brincadeira feita com ele e então desistiu do uso da pronúncia que ele havia proposto, mas seu erro finalmente sucedeu no abandono da pronúncia grega do grego. O artigo expõe a evolução da pronúncia do grego desde as origens da língua.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Chrys C. Caragounis

O autor nasceu em Atenas, na Grécia. Possui Doutorado em Teologia pela Uppsala University. É Professor emérito de Exegese do Novo Testamento da Universidade de Lund, na Suécia, e membro da International Society of Specialists for the Scientific Study of the New Testament. Outros dados do currículo podem ser encontrados no site: www.chrys-caragounis.com. Além disso, podem ser consultadas obras mais completas sobre o tema:  The Development of Greek and the New Testament: Morphology, Syntax, Phonology, and Textual Transmission (2007) e New Testament Language and Exegesis. A Diachronic Approach (2014).

Gabriel Girotto Lauter

Bacharel em Administração de empresas pela Universidade de Santa Cruz do Sul, bacharel em Teologia pela Faculdade Batista Pioneira, mestre em Teologia pela Faculdade Batista do Paraná, professor e coordenador de extensão na Faculdade Batista Pioneira.

Referências

Não Constam referências.

Downloads

Publicado

2019-08-05

Como Citar

Caragounis, C. C., & Girotto Lauter, G. . (2019). O erro de Erasmo e a pronúncia “não grega” do grego. VIA TEOLÓGICA, 17(33), 119–160. Recuperado de https://periodicos.fabapar.com.br/index.php/vt/article/view/90

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-08-05
Publicado: 2019-08-05