A construção da competência em ensino e pesquisa na área de Teologia Pastoral
Palavras-chave:
Competência, Ensino e Pesquisa, Teologia PastoralResumo
A investigação desenvolvida no presente trabalho visa a discutir a respeito da tarefa de ensinar e pesquisar em Teologia Pastoral. Trata-se uma competência a ser construída por seus protagonistas, envolvendo o uso de recursos oriundos da personalidade humana, do testemunho bíblico, da tradição teológica e histórica cristã e das demandas suscitadas pelas vivências feitas pela igreja no mundo contemporâneo. O problema para o qual se buscam respostas é a constatação do distanciamento desta disciplina das reais necessidades das pessoas em seu testemunho da fé, ocorrida na era moderna. Aproxima-se o objeto temático a um conceito amplamente discutido em meios acadêmicos e empresariais, o de competência. O alvo é a apropriação do sentido que a igreja cristã atribuiu, através dos séculos, ao labor teológico, possibilitando desse modo reconsiderar a Teologia Pastoral enquanto comprometida com ações competentes voltadas necessariamente ao encontro de soluções para as necessidades existenciais e práticas das pessoas. Realiza-se uma aproximação crítica do conceito de competência, uma vez que nas organizações contemporâneas constata-se um uso embaraçoso do mesmo, devido a uma aproximação reduzida ao humano, enquanto ser produtivo, ainda que com amplas capacidades cognitivas. A natureza do trabalho não é apenas revisional, uma vez que a aproximação com o conceito de competência confere um elemento de originalidade ao problema envolvido. É exploratório quanto a seu objetivo, sendo aqui proposto por meio de exames de caráter bibliográ co.
Métricas
Referências
BOSCH, David J. Missão transformadora: mudanças de paradigma na teologia da missão. São Leopoldo: Sinodal, 2002.
BRANDT, Juan Adolfo; DAMERGIAN. Violência psicológica como uma estratégia quando outros recursos gerenciais fracassam: uma pesquisa com grupos de gestores. In: SOBOLL, Lis
Andréa Pereira (org.). Violência psicológica e assédio moral no trabalho. Pesquisas brasileiras. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008, p. 217-246.
DOMINGUES, Gleyds Silva; RUPPENTHAL NETO, Willibaldo. Para além da redoma: o sentido
de uma Teologia Prática. In: SOUZA, Edilson Soares de; RUPPENTHAL NETO, Willibaldo
(Orgs.). Cuidando de vidas: pesquisas nas áreas de teoria e prática do cuidado pastoral.
Curitiba: Faculdades Batista do Paraná, 2015.
FISCHER, Gerson Joni. “A interpretação da justiça de Deus, em Romanos, por Lutero”. Reação à palestra de Werner Wiese. In: SCHWAMBACH, Claus; SPEHR, Christopher. Reforma
e Bíblia: Estudos sobre a compreensão protestante da Escritura Sagrada na história e na atualidade. São Bento do Sul: União Cristã, 2016, p. 71-83.
FISCHER, Gerson Joni. Sugestões para um cuidado pastoral de caráter unidual. Reflexões teológicas e antropoéticas. Revista Via Teológica, v. 14, n. 28, p. 75-104, dez., 2013.
FLEURY, Maria Tereza; FLEURY, Afonso. Construindo o Conceito de Competência. In: RAC, Edição Especial, 2001, p. 183-196.
GONZÁLEZ, Justo L. Ministério: vocação ou profissão. O preparo ministerial ontem, hoje e amanhã. São Paulo: Hagnos, 2012.
MATOS, Alderi Souza de. Fundamentos da teologia histórica. São Paulo: Mundo Cristão, 2008.
METRING, Roberte Araújo. Pesquisas científicas: planejamento para iniciantes. Curitiba: Juruá, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Publicado: 2019-08-05