Apresentação da edição de número 33 (volume 17) da Revista Via Teológica.
Palavras-chave:
Via TeológicaResumo
Temos a alegria de apresentar aos nossos leitores a edição de número 33 (volume 17) da Revista Via Teológica. É uma enorme satisfação poder oferecer mais um pouco de reflexão bíblica, teológica e prática. Nesta edição, 10 artigos e 3 resenhas compõem o conteúdo da mesma, com os quais os respectivos autores procuram contribuir com as suas pesquisas.
O primeiro artigo, de autoria da Drª Sandra de Fátima Krüger Gusso e do Dr. Antônio Renato Gusso, intitulado “Educação na Bíblia: três exemplos influenciadores da Educação Geral destacados do Antigo Testamento”, procura apresentar uma reflexão sobre a educação nos tempos bíblicos e sua influência na educação para nossos dias. Demonstra que a educação tradicional antiga foi uma educação familiar e que esse sistema durou por muitas gerações. Os três exemplos abordados são a "Escola em Casa", a "Escola das Elites" e a "Escola Para Todos".
O segundo artigo, “A construção da competência em ensino e pesquisa na área de Teologia Pastoral”, do Dr. Gerson Joni Fischer, aborda, a partir da Teologia Pastoral, o conceito da ‘competência’, que é amplamente discutido em meios acadêmicos e empresariais. Seu objetivo é a verificação do sentido que a igreja cristã atribuiu ao labor teológico, na busca de soluções para as necessidades existenciais e práticas das pessoas.
O terceiro artigo, “Educação teológica e sua parte no cumprimento de missão”, do Dr. David Allen Bledsoe, procura mostrar a relação do preparo de vocacionados com o cumprimento da missão da Igreja. Exemplos de algumas igrejas da Convenção Batista Brasileira e documentos do Movimento de Lausanne são utilizados nesta discussão.
O quarto artigo, do Dr. Reinaldo Arruda Pereira, intitulado “A religião e o sujeito contemporâneo: celebração móvel e versátil da identidade religiosa”, procura compreender o processo de efervescência religiosa presente no campo religioso brasileiro e a sua relação estreita com o jeito de ser e de viver do sujeito contemporâneo: com identidades flexíveis, secularizado e sem pertença prolongada e definitiva.
No quinto artigo, “A palavra da cruz – um ‘sinal’ entre loucura e poder”, do Dr. Werner Wiese, o autor aborda a cruz como um dos principais símbolos do Cristianismo. Demonstra que a interpretação deste símbolo oscila entre a cruz como linguagem sacrificial e linguagem sócio-política, e discute esta oscilação a partir de alguns textos de Paulo.
O sexto artigo, do Dr. Chrys C. Caragounis (da Suécia), tem por título “O erro de Erasmo e a pronúncia ‘não grega’ do grego”. O artigo trata dos fatores e circunstâncias que levaram à “pronúncia ocidental” desta língua, a partir de Erasmo, e procura demonstrar a pronúncia correta do grego.
O sétimo artigo, “Die christliche Taufe als Konversionstaufe: Exegetische und Praktisch-theologische Erwägungen zur Taufe auf den Namen Jesu” (O batismo cristão como batismo por conversão: considerações exegéticas e teológico-práticas sobre o batismo em nome de Jesus), foi escrito pelo Dr. Helge Stadelmann (da Alemanha). O artigo analisa o batismo, a partir de critérios bíblico-teológicos, mas também contextuais, como um dos principais ofícios da Teologia Prática e da vida cristã.
O oitavo artigo, “El canon bíblico” (O cânon da Bíblia), foi escrito pelo Dr. Juan Carlos de la Cruz (da República Dominicana). O autor analisa a Bíblia como um livro singular, tratando a respeito de sua formação, discutindo assuntos como idiomas, materiais, geografia, culturas, etc.
O nono artigo, da Drª Monica Pinz Alves, tem por título “É possível proporcionar uma educação integral conforme prevista na legislação brasileira?” O artigo analisa, a partir das políticas públicas e diretrizes vigentes no sistema educacional brasileiro, se é possível um desenvolvimento pleno do indivíduo. A autora apresenta a abordagem de ensino e aprendizagem denominada Educação por Princípios, que propõe o desenvolvimento integral, corpo, alma e espírito, como uma proposta de desenvolvimento pleno do indivíduo, e que está de acordo com as leis vigentes em nosso país.
O décimo e último artigo, do Dr. Arthur W. Dück, tem por título “A queda de Satanás no Antigo Testamento”. O artigo aborda os textos de Gênesis 1, Isaías 14 e Ezequiel 28, e sua relação com o tema da queda de Satanás.
Finalizando a edição da revista, o Dr. Vanderlei Alberto Schach, o Dr. José Neivaldo de Souza e a Drª Marivete Zanoni Kunz, contribuem com resenhas de obras literárias lançadas recentemente.Desejamos a todos uma ótima leitura, esperando que a revista possa contribuir para o debate teológico e prático.Dr. Claiton André KunzEditor Responsável
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Publicado: 2019-08-01