Trabalho de pastor

profissão de fé e o profissionalismo

Autores

  • João Pedro Gonçalves Araújo

Palavras-chave:

Pastor, profissão, vocação, sem igreja, mundo dos negócios

Resumo

Este texto entra num tipo de campo minado: o trabalho do pastor como profissão. Da forma como é abordado aqui, constitui-se uma análise desse trabalho a partir de duas perspectivas: a primeira, chamada 'de dentro', que consiste na descrição e defesa dadas pelos próprios religiosos de que o trabalho pastoral é de outra natureza e não deve ser tratado como profissão. A segunda, chamada 'de fora', tem duas outras vertentes: a primeira delas, o relato daqueles que não frequentam igreja, mas que não têm sido atraídos por ele; a daqueles que, mesmo pertencendo a uma igreja, têm deixado de frequentá-la. Nestes dois últimos casos, em comum a reclamação de que o discurso dos pastores não consegue atingir as necessidades dos de fora, tanto não frequentadores como dos homens de negócio. A parte final do texto analisa uma abordagem de diversos textos bíblicos como tentativa de construir uma base para a realização de um trabalho pastoral mais eficaz, uma vez que realizado e atualizado de acordo e a partir das necessidades das pessoas. O texto se baseia em dois textos referenciados ao final, e o autor espera lançar algumas ideias para o aprofundamento da questão.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Pedro Gonçalves Araújo

Bacharel em Teologia (Faculdade Teológica Batista de Brasília, 1984), Mestre em Ciências da Religião (UMESP, 2001), Doutor em Sociologia (UnB, 2006) e Pós-Doutor pela PUC/GO, bolsista CAPES (2014).

Referências

BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BARNA, George. Evangelização eficaz: alcançando gerações em meio a mudanças. São Paulo: United Press, 1998.
BETH JONES, Laurie. Jesus Coach. São Paulo: Mundo Cristão, 2005.
BURKE, John. Proibida a entrada de pessoas perfeitas: um chamado à tolerância na igreja. São Paulo: Vida, 2006.
COELHO, M. Francisca Pinheiro, BANDEIRA, Lourdes; et. al. (Orgs). Política, ciência e cultura em Max Weber. Brasília: EdUnB/São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000.
NASH, Laura; MCLENNAN, Scotty. Igreja aos domingos, trabalho às segundas: o desafio da fusão de valores cristãos com a vida dos negócios. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.
SNYDER, Howard. Vinho novo, odres novos: vida nova para a igreja. São Paulo: ABU, 1997.
WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
__________. Ciência e Política, duas vocações. São Paulo: Martin Claret, 2006.

Downloads

Publicado

2019-07-31

Como Citar

Gonçalves Araújo, J. P. . (2019). Trabalho de pastor: profissão de fé e o profissionalismo. VIA TEOLÓGICA, 17(34), 75–100. Recuperado de https://periodicos.fabapar.com.br/index.php/vt/article/view/74

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-07-31
Publicado: 2019-07-31