A relevância do ensino formal e informal nas escrituras

exemplo a ser observado na contemporaneidade

Autores

  • Marivete Zanoni Kunz

Palavras-chave:

Educação, Antigo Testamento, Novo Testamento

Resumo

Este artigo fará considerações sobre o ensino formal e informal dos tempos bíblicos, com a intenção de verificar se há algo neste ensino que possa servir de exemplo na contemporaneidade. Algumas questões que serão consideradas dizem respeito aos métodos, o educador, e ainda, avaliar-se-ão os reflexos que a mesma tinha para a vida comunitária. As mudanças que aconteceram no contexto bíblico e estão relacionadas à cultura são fatores importantes e que serão citados. O papel desenvolvido pelos pais no lar será destaque, bem como dos outros educadores. Alguns objetivos como a importância do trabalho na área de educação dos tempos antigos e os valores que ele apresentava, bem como os reflexos deste trabalho do educador, serão observados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marivete Zanoni Kunz

A autora é bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná (Curitiba, 2000); licenciada em Pedagogia pela UNIJUÍ (Ijuí, 2007); mestre em Teologia (Bíblia) pela EST (São Leopoldo, 2006); doutora em Teologia (Bíblia) pela EST (São Leopoldo, 2012). Professora da Faculdade Batista Pioneira em Ijuí e das Faculdades Batista do Paraná.

Referências

CARVALHO, Antonio Vieira de. Teologia da educação cristã. São Paulo: Eclésia, 2000.
CHAMPLIM, Russell Norman; BENTES, João Marques. Enciclopédia de Bíblia teologia filosofia. 3.ed. São Paulo: Candeia, 1995. Vol. VI.
CLAUDIONOR, Andrade. Geografia bíblica. Rio de Janeiro: CPAD, 1987.
COLEMAN, William L. Manual dos tempos e costumes bíblicos. Tradução de Myrian Talitha Lins. Venda Nova: Betânia, 1991.
DANIEL-ROPS, Henri. A vida diária nos tempos de Jesus. Tradução de Neyd Siqueira. 2.ed. São Paulo: Vida Nova, 1986.
GAGLIARDI JÚNIOR, Ângelo. Educação religiosa relevante. 3.ed. Rio de Janeiro: Vinde, 1997.
GOWER, Ralph. Usos e costumes dos tempos bíblicos. Tradução de Neyd Siqueira. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.
HARTLEY, John E. Tora, lei, ensino. In: HARRIS, R. Laird; ARCHER Jr, Gleason L.; WALTKE, Bruce K. (edit). Dicionário internacional de teologia do Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1998.
MORIN, Émile. Jesus e as estruturas de seu tempo. Tradução de Vicente Rodrigues de Souza. 2.ed. São Paulo: Paulinas, 1982.
SISEMORE, John T. (comp.). Os fundamentos da educação religiosa. Tradução de Jussara Marindir Pinto Simões Arias. Rio de Janeiro: JUERP, 1990.
STAMBAUGH, John E.; BALCH, David L. O Novo Testamento em seu ambiente social. Tradução de João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1996.

Downloads

Publicado

2019-07-31

Como Citar

Zanoni Kunz, M. . (2019). A relevância do ensino formal e informal nas escrituras: exemplo a ser observado na contemporaneidade. VIA TEOLÓGICA, 17(34), 53–74. Recuperado de https://periodicos.fabapar.com.br/index.php/vt/article/view/73

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-07-31
Publicado: 2019-07-31