Um olhar pedagógico sobre o sentido do ensino no ministério de Jesus

Autores

  • Gleyds Silva Domingues

Palavras-chave:

Significação, Ensino, Sentido, Ministério de Jesus, Aprendizagem

Resumo

A proposta deste ensaio é analisar o sentido do ensino no ministério de Jesus, partindo de um olhar pedagógico. Para tal, elegem-se as seguintes questões norteadoras: como é possível reconhecer o impacto do ensino no ministério de Jesus e que efeitos podem ser identificados na vida dos seus aprendentes? E ainda, qual o sentido do ensino efetivado? Resultou este ensino em aprendizagem? Trouxe significado para a vida dos ouvintes? Essas questões são verificadas em quatro textos selecionados: Mt 4.23-25; Mc 7. 24-30; Lc 6. 6-11 e Jo 4.1-30; 39-42, mas que não serão apresentados nesta ordem no interior deste ensaio. A intenção da análise não é exegética, mas puramente pedagógica, portanto a finalidade é olhar para as narrativas na intenção de perceber como o ensino era ministrado e que efeitos podem ser observados na vida dos aprendentes, alvos deste ensino. Observa-se que o impacto do ensino de Jesus ocorria com frequência, quando os significados eram produzidos, dando espaço para novas aprendizagens. Assim, pode-se inferir que o espaço do ensino e da aprendizagem teve lugar de destaque no ministério de Jesus, não é por acaso que até hoje Jesus é considerado o Mestre dos mestres.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gleyds Silva Domingues

Estágio Pós-Doutoral - Programa de Pós-Graduação em Teologia (PUC/PR). Doutora em Teologia. Mestre em Educação. Professora do Ensino Superior. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interpretação, Atualização e Transmissão dos Ensinos Bíblicos e Eclesiologia e Práticas Pastorais das Faculdades Batista do Paraná e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião (NUPPER).

Referências

CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosoía. São Paulo: Hagnos, 2001.

COENEN, L.; BROWN, C. (edits). Dicionário internacional de Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2000.

CROATTO, J. S. Êxodo: uma hermenêutica da liberdade. São Paulo: Paulinas, 1981.

DOMINGUES, G. S. Cosmovisões e projeto político-pedagógico: o sentido da formação humana. Saarbrücken, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2015.

______. Palavra: um espectro de signiëcados. In: Via Teológica, Curitiba: FTBP, n. 20, jun, 2011.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias do currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

McKENZIE, J. L. Dicionário bíblico. São Paulo: Paulus, 2005.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2003.

PERISSÉ, G. A arte de ensinar. São Paulo: Saraiva, 2012.

RICHARDS, L. Comentário bíblico do professor: um guia didático completo para ajudar no ensino das escrituras sagradas do Gênesis ao Apocalipse. São Paulo: Vida,

SACRISTÁN, J. G.; PÉREZ GOMÉS, A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 200

Downloads

Publicado

2019-05-21

Como Citar

Silva Domingues, G. . (2019). Um olhar pedagógico sobre o sentido do ensino no ministério de Jesus. VIA TEOLÓGICA, 16(32), 39–60. Recuperado de https://periodicos.fabapar.com.br/index.php/vt/article/view/64

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-05-21
Publicado: 2019-05-21