Um olhar pedagógico sobre o sentido do ensino no ministério de Jesus
Palavras-chave:
Significação, Ensino, Sentido, Ministério de Jesus, AprendizagemResumo
A proposta deste ensaio é analisar o sentido do ensino no ministério de Jesus, partindo de um olhar pedagógico. Para tal, elegem-se as seguintes questões norteadoras: como é possível reconhecer o impacto do ensino no ministério de Jesus e que efeitos podem ser identificados na vida dos seus aprendentes? E ainda, qual o sentido do ensino efetivado? Resultou este ensino em aprendizagem? Trouxe significado para a vida dos ouvintes? Essas questões são verificadas em quatro textos selecionados: Mt 4.23-25; Mc 7. 24-30; Lc 6. 6-11 e Jo 4.1-30; 39-42, mas que não serão apresentados nesta ordem no interior deste ensaio. A intenção da análise não é exegética, mas puramente pedagógica, portanto a finalidade é olhar para as narrativas na intenção de perceber como o ensino era ministrado e que efeitos podem ser observados na vida dos aprendentes, alvos deste ensino. Observa-se que o impacto do ensino de Jesus ocorria com frequência, quando os significados eram produzidos, dando espaço para novas aprendizagens. Assim, pode-se inferir que o espaço do ensino e da aprendizagem teve lugar de destaque no ministério de Jesus, não é por acaso que até hoje Jesus é considerado o Mestre dos mestres.
Métricas
Referências
CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosoía. São Paulo: Hagnos, 2001.
COENEN, L.; BROWN, C. (edits). Dicionário internacional de Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2000.
CROATTO, J. S. Êxodo: uma hermenêutica da liberdade. São Paulo: Paulinas, 1981.
DOMINGUES, G. S. Cosmovisões e projeto político-pedagógico: o sentido da formação humana. Saarbrücken, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2015.
______. Palavra: um espectro de signiëcados. In: Via Teológica, Curitiba: FTBP, n. 20, jun, 2011.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias do currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
McKENZIE, J. L. Dicionário bíblico. São Paulo: Paulus, 2005.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2003.
PERISSÉ, G. A arte de ensinar. São Paulo: Saraiva, 2012.
RICHARDS, L. Comentário bíblico do professor: um guia didático completo para ajudar no ensino das escrituras sagradas do Gênesis ao Apocalipse. São Paulo: Vida,
SACRISTÁN, J. G.; PÉREZ GOMÉS, A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 200
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Publicado: 2019-05-21