Formação integral do professor

aproximações teóricas para educação teológica

Autores

  • Madalena de Oliveira Molochenco

Palavras-chave:

Educação, Formação, Professor, Teologia

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a formação docente na perspectiva da formação integral. Diversos autores da área de formação de professores têm descrito sobre o tema: Moraes (1997), Freire (1987), Duran (2009), Imbernón (2004), entre outros. Buscaremos refletir sobre alguns componentes descritos por Espinoza e Reyes (2003), que compreendemos serem embasamento para o desenvolvimento do docente de cursos superiores de Teologia. A Educação Teológica vive momentos de muita transformação desde o Parecer 241/99, quando da oficialização dos cursos de Teologia. A discussão é pertinente para o momento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Madalena de Oliveira Molochenco

Graduada em Teologia e Pedagogia, Mestre em Distúrbios do desenvolvimento, Doutora em Educação. E-mail: madamolo@uol.com.br

Referências

ANDRÉ, Marli E. D. Estudo de caso em pesquisa e Avaliação educacional. Brasília: Iber livros, 2005.
ANDRÉ, Marli E. D. et all. Pesquisa sobre formação de professores Síntese de grupos de pesquisa do GT 8 da ANPED. Belo Horizonte: Formação Docente, v. 3, p. 152-159, ago./dez. 2010. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em05/12/2012.
BRANDÃO, Carlos. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 1981.
DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DURAN, Marília. Linha de pesquisa – Formação de educadores uma discussão a partir da produção discente. In: Educação e Linguagem, vol 12, nº 20, jul.-dez., 2009. São Bernardo do Campo: Metodista, 2009.
FERMENTUM Mérida - Venezuela - ISSN 0798-3069 - Año 13 - Nº 38 – Septiembre-Diciembre – 2003. p. 483-506
FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GARCIA. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.
GATTI, Bernardete A. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas: Autores associados, 2000.
GATTI, Bernardete A. Pesquisa, educação e Pós-modernidade: confronto e dilemas. Fundação Carlos Chagas, São Paulo, nº 126, vol 35, set/dez. 2005. p. 595-608.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2004
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MITRANY, C. Victoria Ojalvo. Está capacitado el professor universitário para la formación integral del estudiante? Revista Congreso Universidad. Vol. I, No. 3, 2012, ISSN: 2306-918X. p. 1 a 11.
MOLOCHENCO, Madalena de Oliveira. A Faculdade Teológica Batista de São Paulo: história e problematização. Tese de Doutorado, UNINOVE, 2013.
MOLOCHENCO, Madalena de Oliveira. Curso Vida Nova de Teologia Básica: Educação Cristã. Vol. 8. São Paulo: Vida Nova, 2008.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997
NETO, Elydio dos Santos; FRANCO, Edgar Silveira. Os professores e os desafios pedagógicos diante das novas gerações: considerações sobre o presente e o futuro. Revista de Educação do Cogeime/Instituto Metodista de serviços educacionais. – n.1 (jan/1992). São Paulo (2010).
PEROBELLI, Raquel de Moraes Borges. Os saberes docentes dos professores de Teologia das Instituições de Teologia da Igreja Evangélica de confissão Luterana. Dissertação de Mestrado, PUSPr, 2008.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. Vol. 1. São Paulo: Cortez, 2002.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. Aprendizagem do professor adulto. São Paulo: Loyola, 2006.
REGA, Lourenço Stelio. A Educação Teológica Batista no Brasil: uma análise de seu ideário na gênese e a sua transformação no período de 1972 a 1984. Dissertação de mestrado. PUCSP, 2001
RIOS, Azeredo Terezinha. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2008.
ROJO, Martín Rodriguez. El componente educativo em el rol del profesor universitário. In CHAVES, Sandramara Matias; TIBALLI, Elianda F. Arantes. Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista brasileira de educação. Vol. 12, nº34. Rio de Janeiro Jan/Apr.2007
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ERNS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Curitiba: Diálogo e Educação, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez, 2006.
ROSA, Dalva E Gonçalvez. Investigação-ação colaborativa: uma possibilidade para a formação continuada de professores universitários. In: CHAVES, Sandramara Matias; TIBALLI, Elianda F. Arantes. Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SARASOLA, Marcos, SANDEN Cecilia Von. Una visión integral de la formación del professorado. Revista Iberoamericana de Educación. ISSN: 1681-5653. n.º 55/4 – 15/05/11
SARASOLA, Marcos. La formación integral del profesorado. http://www.adide.org/revista/index.php – mayo 2006 ano 3. Acesso em 5/5/2015
SPINOZA, Norelkys; REYES, Maricarmen Perez. La formacion integral del docente universitário como uma alternativa a la educación necesária em tiempos de cambio.
TARDIFF, Maurice; LESSARD. Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: 2005.
TARDIFF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2002.

Downloads

Publicado

2019-05-03

Como Citar

de Oliveira Molochenco, M. . (2019). Formação integral do professor: aproximações teóricas para educação teológica. VIA TEOLÓGICA, 19(37), 123–138. Recuperado de https://periodicos.fabapar.com.br/index.php/vt/article/view/6

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-05-03
Publicado: 2019-05-03