UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE DUAS TRADUÇÕES BRASILEIRAS DE “ATOS DE PAULO E TECLA” E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ESTUDO DO CRISTIANISMO ANTIGO
Palavras-chave:
atos de paulo e tecla, literatura popular, novo testamentoResumo
O “Atos de Paulo e Tecla” é uma obra apócrifa que, apesar de ser um romance de cunho popular, possui relevância histórica para o estudo dos primeiros séculos do cristianismo, especialmente nos contextos cultural e teológico. O artigo investiga as traduções brasileiras de Cláudio Soares e Paulo Nogueira, com foco nas diferenças e semelhanças entre elas, a fim de contribuir para uma melhor compreensão do texto original. Através da comparação das traduções, o estudo revela como cada versão aborda temas como a descrição física do apóstolo Paulo, a relação com o celibato, e as diferenças terminológicas que influenciam a interpretação do apócrifo. Além disso, são discutidas as conexões do texto com o Novo Testamento, tanto em termos de personagens comuns, como Demas e Tito, quanto de locais mencionados, como Antioquia e Listra. Apesar de não ser considerado canônico, o apócrifo oferece uma importante visão sobre o cristianismo antigo e as práticas das comunidades cristãs do segundo século. Este estudo busca também incentivar a pesquisa sobre textos apócrifos e suas contribuições para a história da Igreja.
Métricas
Referências
Devai, Sara Gonçalves. Atos de Paulo e Tecla: Estudo e tradução. 131f. Dissertação de mestrado. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2019.
Feliz de Oliveira, Marcos. Atos de Paulo e Tecla e o reconhecimento da liderança eclesiástica feminina. Mandrágora, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 199–226, 2024. DOI: 10.15603/ma282199-226. Disponível em: https://revistas.metodista.br/index.php/mandragora/article/view/181. Acesso em: 31 dez. 2024.
Lipsius, R. A.; Bonnet, M. Acta apostolorum apocrypha. Disponível em: https://archive.org/details/actaapostolorvm01tiscgoog/page/235/mode/2up?view=theater. Acesso em: 29 de dez. de 2024.
Nogueira, Paulo Augusto de Souza. Os Atos Apostólicos Apócrifos e a religiosidade popular do Mediterrâneo. Disponível em: https://www.profpaulonogueira.com.br/wp-content/uploads/2020/01/Os_Atos_Apostolicos_Apocrifos_e_a_religi.pdf. Acesso em: 09 de fev. de 2025.
Nogueira, Paulo Augusto de Souza. Atos de Paulo. São Paulo: Paulus, 2021. (Coleção Apocrypha).
Nogueira, Sebastiana Maria Silva. Tertuliano e os Atos de Paulo e Tecla. In: Nogueira, Paulo Augusto de Souza (org.). Apocrificidade: o cristianismo primitivo para além do cânon. São Paulo: Fonte Editorial, 2015. (Coleção Cristianismo Primitivo em Debate).
Novo Testamento grego-português. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil. 2004.
Proença, Eduardo de (Org.). Apócrifos e pseudoepígrafos da Bíblia. Vol. 2. São Paulo: Fonte Editoria, 2012.
Silva, Rodrigo. O pregador dos gentios, mas quem foi esse homem? In: Youtube Em busca de evidências, 01 de jun. de 2012. 26min06s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZeiYFnGngpk. Acesso em: 30 de dez. de 2024.
Soares, Cláudio da Chaga. Atos de Paulo e Tecla: a narrativa romanesca e o discurso sobre a imagem do apóstolo. São Paulo: Fonte Editorial, 2017.
Tertuliano. De baptismo XVII. Editado e traduzido por Ernesto Evans. Disponível em: Tertullian: De Baptismo Liber. E. Evans, 1964. Latin and English. Acesso em: 11 de fev. de 2025.
Viana, Calebe Laridondu. “NÃO HÁ HOMEM NEM MULHER”: A TRADUÇÃO PAULINA E ATOS APÓCRIFOS DE PAULO E TECLA ATRAVESSADO PELO GÊNERO (SÉCULO I-III). Dissertação de Mestrado em História Social. Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Londrina, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 VIA TEOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Publicado: 2025-12-19


