A METÁFORA DA SEMENTE NO EVANGELHO SEGUNDO MARCOS

Autores

  • Wilson Faraço

Palavras-chave:

semente, metáfora, agrícola, reino de Deus, Palavra de Deus

Resumo

O presente estudo propõe uma análise da metáfora da semente no Evangelho de Marcos, concentrando-se nos termos gregos “σπείρω” (speiró), “σπόρος” (sporos) e “σπέρμα” (sperma) encontrados nos capítulos 4 e 12. O objetivo é desvelar as múltiplas camadas de significado e a complexidade teológica subjacente a essa metáfora, enriquecendo a interpretação dos ensinamentos de Jesus contidos neste Evangelho. Ao analisar as ocorrências desses termos, o estudo examina como as metáforas agrícolas utilizadas por Jesus transmitem conceitos espirituais profundos. A parábola do semeador ilustra o processo de crescimento espiritual, enquanto a parábola da semente que cresce secretamente enfatiza o poder transformador do Reino de Deus. O estudo ainda explora o uso da metáfora da semente na interação de Jesus com os saduceus sobre a ressurreição, em que a discussão destaca a natureza transcendental da vida após a morte, rompendo as limitações terrenas e humanas. Oferecendo uma abordagem analítica e interpretativa, este estudo busca aprofundar a compreensão da simbologia da semente no Evangelho de Marcos. Ao trazer à luz os ensinamentos de Jesus sobre fé, crescimento espiritual e transformação, o estudo visa enriquecer a experiência da fé cristã e promover novas perspectivas para o estudo e a contemplação das verdades bíblicas apresentadas neste
Evangelho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Balancin, E. M. O Evangelho de Marcos: quem é Jesus. Da série ‘Como ler’. São Paulo: Paulus, 1991.

Capestana da Silva, F.; Augusto Veras, C.; Edmilson Schinelo, J. Uma aproximação à parábola do semeador no evangelho de São Marcos. 2022.

Carson, D. A.; Beale, G. K. Comentário do uso do Antigo Testamento no Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2014

Gingrich, F. Wilbur; Danker, Frederick W. Léxico do Novo Testamento Grego/Português. São Paulo: Vida Nova, 1993.

Gombis, Timothy G. Zondervan Academic Mark. Grand Rapids: Zondervan, 2021.

Harrington, Daniel J. O evangelho segundo Marcos. In: Brown, Raymond E. Fitzmyer, A. Murphy, Roland E. Novo comentário Bíblico São Jerônimo. São Paulo: Paulus, 2011.

Machado, M. C. da Silva; Faillace, P. C. Machado. Parábolas da semente no evangelho de são marcos – análise da perícope marcana 4,26-34. Revista Coletânea, (19). Recuperado de https://revistacoletanea.com.br/index.php/coletanea/article/view/205

Mulholland, D. M. Marcos, introdução e comentário, trad. Maria Judith Prado Menga; Série Cultura Bíblica. São Paulo: Vida Nova, 1999.

Oliveira, J. M. de. A didática de Jesus nos ensinamentos do prólogo do Sermão do Monte: as bem-aventuranças. In Teologia e Espiritualidade, v. 4, n. 8, Dez/2017. Curitiba, p. 141-159.

Pertile, Cassiano Alberto. Grão e pão: o saber camponês de Jesus de Nazaré. 2022. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.

Pohl, A. O Evangelho de Marcos Comentário Esperança. Tradução de Hans Udo Fuchs. Curitiba: Esperança, 1998.

Robertson, A. T. Comentário Mateus & Marcos. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.

Soares, S. A. Gameleira; Correia JR, J. L.; Olivia, J. R. Evangelho de Marcos, Comentário Bíblico Latinoamericano. São Paulo: Santuário, 2013, 167.

Strauss, Mark L. Mark. Zondervan Exegetical Commentary on The New Testament series. Clinton E. Arnold, Editor Geral. Grand Rapids, Michigan: Zondervan, 2014.

Strong, J. Dicionário Bíblico Strong – Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

Faraço, W. (2025). A METÁFORA DA SEMENTE NO EVANGELHO SEGUNDO MARCOS. VIA TEOLÓGICA, 26(51), 106–123. Recuperado de https://periodicos.fabapar.com.br/index.php/vt/article/view/556

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2025-12-19
Publicado: 2025-12-19