ECOS DAS ESCRITURAS: A INTERTEXTUALIDADE BÍBLICA NAS PARÁBOLAS DE JESUS

Autores

  • Carlos Kleber Maia

Palavras-chave:

intertextualidade, parábolas de jesus, antigo testamento, reino de deus, escrituras hebraicas, narrativas patriticas

Resumo

O presente artigo explora a intertextualidade bíblica nas parábolas de Jesus, demonstrando como o Mestre emprega imagens, temas e alusões do Antigo Testamento para comunicar verdades espirituais de forma acessível a seus ouvintes, que eram conhecedores das Escrituras Hebraicas. A pesquisa examina como essa intertextualidade não apenas esclarece as Escrituras, mas também revela a continuidade da revelação divina, reinterpretando os textos da antiga aliança à luz do Reino de Deus. Por serem narrativas que ecoam temas, símbolos e alusões veterotestamentárias, as parábolas de Jesus ficaram guardadas na memória de seus leitores, enriquecendo o significado e o impacto de suas histórias. Através da análise de exemplos como a parábola da Vinha de Isaías e a parábola do Filho Pródigo, o estudo destaca como Jesus dialoga com as narrativas patriarcais e a tradição profética, desafiando interpretações aculturais e redefinindo a relação entre Deus e a humanidade. O artigo conclui que a intertextualidade nas parábolas é essencial para compreender a profundidade dos ensinamentos de Cristo e a unidade do grande drama da redenção revelado na Escritura, convidando a uma reflexão sobre a unidade das Escrituras e a forma como Cristo comunicou
a verdade eterna de maneira transformadora.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Assis, Eliezer Alves de. A parábola dos vinhateiros homicidas de Mateus 21,33-46 à luz das ressonâncias de Isaías 5,1-7. 2006. 160 f. Dissertação (Mestrado em Teologia). Pontífica Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2006.

Bailey, Kenneth E. As parábolas de Lucas. 3. ed. Tradução de Adiel Almeida de Oliveira. São Paulo: Vida Nova, 1995.

Bailey, Kenneth E. Jesus Pela Ótica do Oriente Médio: estudos culturais sobre os evangelhos. Tradução de Carlos E. S. Lopes. São Paulo: Vida Nova, 2016.

Beale, G. K.; Carson, D. A. (org). Comentário do uso do Antigo Testamento no Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2014.

Bíblia Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3.ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Boice, James Montgomery. Las Parábolas de Jesus. Tradução de Editorial Patmos. Grand Rapids: Portavoz, 2017.

Brown, Colin; Coenen, Lothar (orgs). Dicionário internacional de teologia do Novo Testamento. Tradução de Gordon Chown. 2.ed. São Paulo: Vida Nova, 2000.

Carson, D. A. O Comentário de Mateus. Traduzida por Lena e Regina Aranha. São Paulo: Shedd, 2010.

Dillard, Raymond B.; LongmanIII, Tremper. Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2006.

Feinberg, John S. (org). Continuidade e descontinuidade: perspectivas sobre o relacionamento entre o Antigo e o Novo Testamentos. São Paulo: Hagnos, 2013.

Hendriksen, William. Mateus. Vol. 2. Comentário do Novo Testamento. Tradução de Valter G. Martins. São Paulo: Cultura Cristã, 2010.

Henry, Matthew. Comentário Bíblico Antigo Testamento: Isaías a Malaquias. Tradução de Valdemar Kroker, Haroldo Janzen e Degmar Ribas Júnior. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

Kunz, Claiton André. Ações Parabólicas de Jesus no Evangelho de Marcos. Curitiba: ADSantos, 2018.

Kunz, Claiton André. As Parábolas de Jesus e seu Ensino Sobre o Reino de Deus: desvendando o mistério das 42 parábolas muito além do óbvio. Curitiba: ADSantos, 2014.

Lopes, Hernandes Dias. As parábolas de Jesus. São Paulo: Hagnos, 2024.

Maia, Carlos Kleber. As parábolas de Jesus e a resposta humana: uma análise a partir da soteriologia arminiana. Joinville: Santorini, 2022.

Motyer, J. Alec. O Comentário de Isaías. Tradução de Regina Aranha e Helena Aranha. São Paulo: Shedd, 2016.

Osborne, Grant R. A Espiral hermenêutica. Tradução de Daniel de Oliveira, Robinson N. Malkomes, Sueli da Silva Saraiva. São Paulo: Vida Nova, 2009.

Sicre, José Luis. Profetismo em Israel: o profeta, os profetas, a mensagem. Tradução de João Luís Baraúna. Petrópolis: Vozes, 1996.

Snodgrass, Klyne. Compreendendo todas as parábolas de Jesus. Tradução de Marcelo S. Gonçalves. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.

Williams, Peter J. A surpreendente genialidade de Jesus. São Paulo: Vida Nova, 2024.

Young, Brad H. The parables: Jewish Tradition and Christian Interpretation. Kindle version. Grand Rapids: Baker Academic, 1998.

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

Kleber Maia, C. (2025). ECOS DAS ESCRITURAS: A INTERTEXTUALIDADE BÍBLICA NAS PARÁBOLAS DE JESUS. VIA TEOLÓGICA, 26(51), 91–105. Recuperado de https://periodicos.fabapar.com.br/index.php/vt/article/view/555

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2025-12-19
Publicado: 2025-12-19