Apresentação
Palavras-chave:
Vingança, Remorso, Amizade, TraiçãoResumo
Temos a alegria de apresentar aos nossos leitores a edição de número 34 (volume 17) da Revista Via Teológica. Mais uma vez, oferecemos alguns textos de reflexão bíblica, teológica e prática. Nesta edição, 10 artigos e 1 resenha compõem o conteúdo da revista, com os quais os respectivos autores procuram contribuir com as suas pesquisas.
O primeiro artigo, de autoria do Dr. Claiton André Kunz, intitulado “Martin Lutero: vida, doutrina e contribuições”, revisita a biografia de um dos personagens mais marcantes desse período da história da Igreja, aproveitando as vésperas dos 500 anos da Reforma Protestante.
O segundo artigo, “Hearing the Global Church on the Trinity: two examples of contextualization and culture” (Ouvindo a Igreja Global sobre a Trindade: dois exemplos de contextualização e cultura), do Dr. Alan Myatt, aborda a necessidade de teologias que respondam às preocupações e questões de cada contexto cultural. O artigo é desenvolvido analisando a doutrina da Trindade em dois contextos culturais específicos: Ásia e África.
O terceiro artigo, “A relevância do ensino formal e informal nas Escrituras: exemplo a ser observado na contemporaneidade”, da Drª. Marivete Zanoni Kunz, procura verificar se há algo no ensino deste tempo que possa servir de exemplo para a atualidade. O papel desenvolvido pelos pais no lar é destacado, bem como dos outros educadores.
O quarto artigo, do Dr. João Pedro Gonçalves Araújo, intitulado “Trabalho de pastor: profissão de fé e o profissionalismo”, analisa o trabalho pastoral na sua relação com a questão profissional, a partir da perspectiva dos que estão dentro da igreja e dos que estão fora da igreja.
No quinto artigo, “Lutero lê a Bíblia”, do Dr. Clóvis Jair Prunzel, o autor recupera o pensamento de Lutero a partir de sua contribuição como professor e pregador da Palavra de Deus, apresentando elementos históricos e hermenêuticos presentes no legado teológico do Reformador.
O sexto artigo, do Dr. Jilton Moraes, tem por título “Homilética: pregação e comunicação”. O artigo faz uma exposição da homilética como ciência que ajuda a amar a Palavra de Deus e do seu papel para a eficácia da pregação, destacando as três fases no trabalho homilético: da pesquisa ao púlpito, do púlpito ao ouvinte e do ouvinte à pratica.
O sétimo artigo, “7 Pasos hacia la Predicación Expositiva” (7 passos para a pregação expositiva), foi escrito pelo Dr. Juan Carlos de la Cruz (da República Dominicana). O artigo expõe de forma resumida os passos básicos que um pregador deve utilizar para ir do texto bíblico e sua mensagem para os ouvintes originais, até o sermão e sua audiência em nossos dias.
O oitavo artigo, “A criança veterotestamentária como parte da revelação divina”, foi escrito pelo Dr. Vanderlei Alberto Schach. O autor descreve a concepção, o nascimento e os primeiros anos de vida de cinco crianças do Antigo Testamento: Ismael, Isaque, Moisés, a Menina Anônima e Samuel. O artigo demonstra ainda como suas vidas e seu relacionamento com Deus apontam para a manifestação divina no meio do seu povo e para o cumprimento de Suas promessas.
O nono artigo, do Dr. Ralf Dziewas (da Alemanha), tem por título “Das Reich Gottes – Arbeitsauftrag oder Jenseitshoffnung? Die Bedeutung der Reich-Gottes-Theologie für die Sozialethik” (O Reino de Deus – tarefa para o agora ou esperança para o além? O significado da teologia do Reino de Deus para a ética social). O artigo, analisando textos centrais do Antigo e do Novo Testamento, demonstra o significado da esperança do Reino de Deus para a ética social.
O décimo e último artigo, do Dr. William Lacy Lane, intitulado “O profeta Habacuque e a hermenêutica contextual”, procura fazer uma leitura deste profeta como guia ou exemplo de interpretação da história. Neste sentido, o profeta pode servir de inspiração e referência para uma prática de interpretação da história e da realidade contextual.
Finalizando a edição da revista, a Drª Monica Pinz Alves contribui com uma resenha de obra literária lançada recentemente.
Desejamos a todos uma ótima leitura, esperando que a revista possa contribuir para o debate teológico e prático.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Publicado: 2019-05-21