O ensino como referência da aprendizagem no contexto de Mateus 28.20
Palavras-chave:
Dimensões do ensino, Aprendizagem, EnsinoResumo
A proposta deste artigo é analisar, pedagogicamente, o papel atribuído ao ensino, descrito em Mateus 28.20 em sua correlação com a aprendizagem. Para tal propósito, a pergunta norteadora parte da seguinte questão: qual o sentido da aprendizagem a ser mediado pelo ensino contido em um dos trechos da passagem bíblica denominada “Grande Comissão”? Os aportes teóricos utilizados na composição dos argumentos partem dos trabalhos de Domingues (2016); Perissé (2012); Sacristán (2007); dentre outros. O caminho teórico-metodológico adotado é o da análise do discurso, que aponta para os significados produzidos nos discursos, na medida em que conferem validade às ideias defendidas. A análise do discurso possibilita entrecruzar as fronteiras do real, ideal e imaginado com o processo de construção de novos conhecimentos e possibilidades discursivas, a partir das proposições apresentadas. Compreende-se que o ensino não pode ser distanciado da aprendizagem, antes a provoca, à medida que possibilita reflexões e apropriações sobre o conhecimento. Por esse motivo é que o ensino precisa agir em quatro dimensões: cognitiva, valorativa, formativa e relacional. Interessante que essas dimensões podem ser constatadas no trecho bíblico destacado da “Grande Comissão”, o que sinaliza para a importância deste ato no processo educativo. Assim, conclui-se que a condição atribuída ao ensino é concretizada a partir de aspectos objetivos e subjetivos, os quais assumem como premissa uma expectativa a ser buscada, que, nesse caso especial, diz respeito à esperança na volta do Senhor Jesus.
Palavras-chaves: Ensino. Aprendizagem. Dimensões do ensino.
ABSTRACTThe proposal of this rehearsal is to analyze, pedagogically, the roll taxed to the teaching, described in Mathew 28:20, in its correlation with learning. For such purpose, the leading question comes from the following query: what is the meaning of learning been mediated by the teaching contained in one of the biblical passage denominated “Great Commission”? The theoretical contributions used in the argument’s composition from the works of Domingues (2016); Perissé (2012); Sacristán (2007), amongst others. The theoretical-methodological path taken is the speech analysis that points to the meanings produced on the speeches, in that confers validity to the ideas defended. The speech analysis enables crisscross the frontiers of the real, the ideal and the imagined with the construction of new knowledges and discursive possibilities, from the propositions presented. Is understood that the teaching cannot be distanced from learning, rather induces it, to the extent that allows reflections and appropriations about the knowledge. Because of that, the teaching must act in four dimensions: cognitive, evaluative, formative and relational. Is interesting that these dimensions can be stated in the highlighted biblical text, which signs to the importance of this act in the educational process. Thus, it is concluded that the condition attributed to the teaching is concretized from the objective and subjective aspects, which assume as premise an expectancy to be sought, which, in this particular case, concerns the hope of Lord Jesus’s return.
Métricas
Referências
CARVALHO, F. F. O.; CHING, H. Y. (Orgs.). Práticas de ensino-aprendizagem no ensino superior: experiências em sala de aula. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.
DOMINGUES, G. S. Fundamentos bíblico-teológicos de missões. In: DOMINGUES, G. S.; GUERRA, E. G. de O.; FERREIRA, R. R. (Org.). Descubra o plano de Deus. Curitiba: IBB, 2016.
_________. A igreja que se importa. In: DOMINGUES, G. S.; GUERRA, E. G. de O.; FERREIRA, R. R. (Org.). Descubra o plano de Deus. Curitiba: IBB, 2016.
HAWTHORNE, S. C. A história de sua glória. In: WINTER, R. D; HAWTHORNE, S. C.; BRADFORD, K. D. Perspectivas no movimento cristão mundial. 2.ed. São Paulo: Vida Nova, 2011.
HENDRICKS, H. Ensinando para transformar vidas. Venda Nova: Betânia, 1991.
KIRSCHENER, E. F. Missão conforme Jesus Cristo. In: WINTER, R. D; HAWTHORNE, S. C.; BRADFORD, K. D. Perspectivas no movimento cristão mundial. 2.ed. São Paulo: Vida Nova, 2011.
PERISSÉ, G. A arte de ensinar. São Paulo: Saraiva, 2012.
PIMENTA, S. G; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2010.
SACRISTÁN, J. G.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2007.
TEODORO, A.; VASCONCELOS, M. L. Ensinar e aprender no Ensino Superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. São Paulo: Mackenzie, 2003.
TORRES, R. M. Que (e como) é necessário aprender? São Paulo: Papirus, 2006.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Publicado: 2019-05-10