DIÁLOGO INTERCULTURAL E EDUCAÇÃO
CONSIDERAÇÕES HERMENÊUTICAS EM DAVID TRACY
Palavras-chave:
Clássico, Diálogos, Interculturalidade, EducaçãoResumo
A presente comunicação explora o conceito de “clássico” e sua relevância para os diálogos inter-religiosos e interculturais na contemporaneidade. O objetivo é apresentar a reflexão do teólogo David Tracy e suas contribuições para os diálogos, apontando perspectivas para as ciências humanas e, em específico, no campo da educação. A partir da hermenêutica de David Tracy, investigamos como a compreensão de “clássicos” e de “clássicos religiosos” por ele desenvolvido podem enriquecer esses diálogos. A metodologia envolve a contextualização do pensamento tracyano no âmbito das discussões sobre interculturalidade e pluralidade cultural e religiosa a partir de uma “imaginação analógica”. Espera-se que essa abordagem resulte em desdobramentos epistemológicos nas ciências humanas, especialmente no campo da educação.
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Aceito: 2025-02-17
Publicado: 2025-02-17