EDUCAÇÃO CRISTÃ NO CONTEXTO FAMILIAR E OS DESAFIOS DA FAMÍLIA CRISTÃ NA MODERNIDADE

Autores

  • Milton Roberto Martins Sales
  • Sandra de Fátima Krüger Gusso

Palavras-chave:

Educação, Religião, Família

Resumo

O presente artigo busca delimitar através de uma revisão bibliográfica qual o impacto do ambiente familiar na promoção da Educação Religiosa Cristã. A partir do questionamento da real relevância da família na educação, foi realizado um levantamento histórico de como a Bíblia retrata essa influência, levando em consideração o período patriarcal, sacerdotal, profético e pós exílico, chegando na pessoa do apóstolo Paulo e de como a família é retratada por ele. Os resultados indicam que, apesar das diversas transformações nos modelos educacionais ao longo da história, a família permanece no centro da Educação Religiosa Cristã. A constatação principal é que Deus atribuiu à família a nobre responsabilidade de ser o principal agente formador nesse contexto. Isso ressalta a continuidade da importância do ambiente familiar na transmissão de valores, crenças e perspectivas religiosas. Este estudo contribui para a compreensão da dinâmica entre a família e a formação religiosa, destacando a centralidade desse ambiente principalmente na reafirmação de valores cristãos e éticos, frente ao secularismo do século XXI,
ratificando a importância da Educação Religiosa Cristã como ferramenta de defesa da fé, frente a desafios da modernidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BENTHO, Esdras Costa. A família no Antigo Testamento: história e sociologia. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

BÍBLIA SAGRADA, Nova Versão Internacional. Sociedade Bíblica Internacional. Santo André: Geográfica, 2017.

BONHOEFFER, Dietrich. Vida em comunhão. 2.ed. São Leopoldo: Sinodal, 1986.

BRANDÃO, Sergio Vieira. Professor, carta para você. São Paulo: Paulinas, 2010.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: UNESP, 1999.

COLEMAN, Willian L. Manual dos Tempos e Costumes Bíblicos. Tradução de Myrian Talitha Lins. 2.ed. Curitiba: Betania, 2017.

COTRIM, Gilberto Vieira. Fundamentos da educação: história e filosofia da educação. 11.ed. São Paulo: Saraiva, 1986.

CRUZ, Elaine. Amor e disciplina para criar filhos felizes. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

DIAS, Rosa Maria. Nietzche educador. São Paulo: Scipione, 1991.

DOMINGUES, Gleyds Silva. Educação Religiosa. Curitiba: FABAPAR, 2020.

DORNAS, Lécio. Socorro, sou professor da escola bíblica. 2.ed. Curitiba: ADSantos, 2023.

FABRIS, Rinaldo. Paulo: Apóstolo dos gentios. Tradução de Euclides Martins Balancin. São Paulo: Paulinas, 2001.

FONTES, Filipe. Educação em Casa, na Igreja, na Escola: Uma perspectiva Cristã. São Paulo: Cultura Cristã, 2018.

FUGATE, J. Richard. O que a Bíblia diz sobre Educação de Filhos. Boituva: LMS, 2014.

GUSSO, Sandra de Fátima Krüger. Escola Bíblica: um Lugar Ideal para se Frequentar Regularmente. Disponível em: http://www.ftbp.com.br/publicacoes/e-book. Acesso em: 29 de out. de 2023.

GUSSO, Sandra de Fátima Krüger. Pilares sólidos para uma Educação Cristã Contextualizada. [S. I: s.n.], [2023?].

HAMMAN, Adalbert Gautier. A vida cotidiana dos primeiros cristãos. São Paulo: Paulus, 1997.

INCONTRI, Dora; BIGUETO, Alessandro Cesar. Ensino confessional, laico ou inter-religioso. Disponível em: http://www.ensinoreligioso.seed.pr.gov.br/arquivos/File/hai/ensino_confessional.pdf. Acesso em: 28 de out. 2023.

JACOBSEN, Margaret Bailey. A Criança no Lar Cristão. São Paulo: Mundo Cristão, 1985.

JOSEFO, Flávio. A História dos Hebreus. Tradução de Sérgio Kot. São Paulo: Martin Claret, 2004.

KOCHMANN, Sandra. O Lugar da Mulher no Judaísmo. Disponível em: https://www.pucsp.br/rever/rv2_2005/t_kochmann.htm. Acesso em: 28 de out. 2023.

KOSTENBERGER, Andreas J.; JONES, David W. Deus, casamento e família: reconstruindo o fundamento bíblico. 2.ed. São Paulo: Vida Nova, 2015.

KUYPER, Abraham. Calvinismo. 2.ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2014.

LAZIER, Josué Adam. A Bíblia e o ensino: por uma educação integral. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/276400488_A_Biblia_e_o_Ensino_Por_Uma_Educacao_Integral/fulltext/55d9035608aed6a199a894ab/A-Biblia-e-o-Ensino-Por-Uma-Educacao-Integral.pdf. Acesso em: 28 de out. de 2023.

LUZURIAGA, Lorenzo. História da educação e da pedagogia. Tradução de Luiz Damasco Penna e J. B. Damasco Penna. 18.ed. São Paulo: Nacional, 1990.

MAXWELL, John C. As 21 indispensáveis qualidades de um líder. São Paulo: Mundo Cristão, 2000.

MOLOCHENCO, Madalena de Oliveira. Curso Vida Nova de Teologia Básica: Educação Cristã. São Paulo: Vida Nova, 2007.

MONTANHA, Joel. A responsabilidade dos pais na formação espiritual dos filhos. Dissertação (Mestrado). São Leopoldo: IEPG, Escola Superior de Teologia, 2006.

PADILA, René. A relação homem-mulher na Bíblia. In: MALDONADO, Jorge (Org.) Casamento e família: uma abordagem bíblica e teológica. Tradução de Carlos Tadeu Grybowski, 2.ed. Viçosa: Ultimato, 2003.

PORTELA NETO, Francisco Solano. Educação cristã. São Paulo: Fiel, 1988.

PRIOLO, Lou. O caminho para o filho andar: como usar as Escrituras no treinamento dos filhos. São Paulo: Nutra, 2008.

RICHARDS, Lawrence O. Teologia da Educação Cristã. 3.ed. São Paulo: Vida Nova, 1996.

RODRIGUES, Zuleide Blanco. Os quatro pilares de uma educação para o século XXI e suas implicações na prática pedagógica.

Disponível em: https://pedagogiaaopedaletra.com/os-quatro-pilares-de-uma-educacao-para-o-seculo-xxi-e-suas-implicacoes-na-pratica-pedagogica/. Acessado em 27 de out. 2018.

SARTI, Cynthia Andersen. Família e individualidade: um problema moderno. In: CARVALHO, Maria do Carmo Brant de (Org.). A família contemporânea em debate. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SCHNEIDER-HARPPRECHT, Christoph; HOCH, Lothar Carlos; VOLKMANN, Martin; KIRST, Nelson; ROSE, Michael; ZWETSCH, Roberto E.; WACHS, Manfredo. Teologia prática no contexto da América Latina. 2.ed. São Paulo: ASTE, 1998.

SILVA, Antonio Gilberto da. Manual da Escola Dominical: um curso de treinamento para professores iniciantes e de atualização

de professores veteranos da Escola Dominical. 17.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.

SILVA, Flávia Mendes. Antigos e novos arranjos familiares: um estudo das famílias atendidas pelo serviço social. Disponível

em: https://docplayer.com.br/22829987-Antigos-e-novos-arranjos-familiares-um-estudo-das-familias-atendidas-pelo-servico-social.html. Acesso em: 29 out. 2023.

TRIPP, Tedd. Pastoreando o coração da criança. São José dos Campos: Fiel, 1998.

TULER, Marcos Antônio. Ensino participativo na Escola Dominical: uma nova perspectiva para a docência cristã. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.

VAUX, Roland de. Instituições de Israel no antigo testamento. São Paulo: Vida Nova, 2004.

Downloads

Publicado

2024-03-19

Como Citar

Roberto Martins Sales, M., & de Fátima Krüger Gusso, S. (2024). EDUCAÇÃO CRISTÃ NO CONTEXTO FAMILIAR E OS DESAFIOS DA FAMÍLIA CRISTÃ NA MODERNIDADE. VIA TEOLÓGICA, 24(48). Recuperado de https://periodicos.fabapar.com.br/index.php/vt/article/view/363

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2024-03-19
Publicado: 2024-03-19