A Oração nos Salmos
História e Relevância
Palavras-chave:
Oração, Poesia hebraica, SaltérioResumo
A preocupação primordial deste artigo é refletir sobre a prática da oração na poesia hebraica, especialmente no saltério do povo de Israel, mostrando o relevo da oração no contexto do Livro dos Salmos como comunicação de um povo com sua divindade e como legado espiritual do povo hebreu. Este artigo tem como objetivo geral analisar a importância da oração presente na poesia hebraica com ênfase no saltério de Israel. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como Brandt e Bicket (2018), Calvino (2009), Ellisen (2008), Kidner (1980), Waltke (1980), entre outros, procurando enfatizar a história e relevância da oração no contexto do Livro dos Salmos. Assim, evidenciou-se que a poesia hebraica para o povo de Israel tinha como finalidade instigar as emoções, evocar sentimentos em vez de pensamentos proposicionais, bem como o saltério como livro de oração do povo israelita, mostrando que as 150 canções foram escritas e reunidas para utilização durante adoração no templo de Jerusalém.
Métricas
Referências
ALTER, Robert. The Art of Biblical Poetry. New York: Basic Books, 1985.
ARCHER JR, Gleason L. Panorama do Antigo Testamento. 4. ed. São Paulo: Vida Nova, 2012.
BRANDT, Robert L.; BICKET, Zenas J. Teologia bíblica da oração: o Espírito nos ajuda a orar. Rio de Janeiro: CPAD, 2018. 400p.
CALVINO, João. O livro dos Salmos. São José dos Campos: Fiel, 2009. v. 1.
CHAPMAN, Milo L. et al. Comentário Bíblico Beacon – Jó a Cantares de Salomão – Volume 3. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. 510 p.
DILLARD, Raymound B. Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2006.
ELLISEN, Stanley A. Conheça melhor o Antigo Testamento: um guia com esboços e gráficos explicativos dos primeiros 39 livros da Bíblia. 2. ed. São Paulo: Vida, 2007.
FEE, Gordon D. Entendes o que lês? Um guia para entender a Bíblia com auxílio da exegese e da hermenêutica. 3. ed. São Paulo: Vida Nova, 2011.
KAISER JR., Walter C. Documentos do Antigo Testamento. São Paulo: Cultura Cristã, 2007.
KIDNER, Derek. Salmos 1 – 72: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1980.
LASOR, William Sanford. Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2002.
OSBORNE, Grant R. A espiral hermenêutica: uma nova abordagem à interpretação bíblica. São Paulo: Vida Nova, 2009.
VARUGHESES, Alex (ed.). Descobrindo a Bíblia: história e fé das comunidades bíblicas. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2012.
WALTKE, Bruce K. Os Salmos como adoração cristã: um comentário histórico. São Paulo: Shedd, 2015.
WRIGHT, N. T. Salmos: contextos históricos, literário e espiritual para resgatar o significado do hinário do antigo Israel. Rio de
Janeiro: Thomas Nelson, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 VIA TEOLÓGICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Publicado: 2023-10-25