APRESENTAÇÃO

Autores

  • Claiton André Kunz

Resumo

Temos a alegria de apresentar aos nossos leitores a edição de número 35 (volume 18) da Revista Via Teológica. Mais uma vez, oferecemos alguns textos de reflexão bíblica, teológica e prática. Nesta edição, 10 artigos e 1 resenha compõem o conteúdo da revista, com os quais os respectivos autores procuram contribuir com as suas pesquisas.

O primeiro artigo, de autoria do Dr. Claiton André Kunz, intitulado “O uso de parábolas e ações parabólicas na pregação de Jesus”, procura demonstrar como, em uma época em que inexistiam os recursos modernos de multimídia, as pregações eram eficientes e alcançavam seus ouvintes de forma atraente, impactante e definitiva. Além de descrever a pregação e os recursos utilizados, procura descrever ao final algumas alternativas para a pregação moderna, a partir do modelo de Jesus Cristo.

O segundo artigo, “O exorcismo como elemento central no culto da Igreja Universal do Reino de Deus”, do Dr. Jaziel Guerreiro Martins, analisa esta igreja a partir do exorcismo, que é visto como o elemento central em seu culto. Enquanto em outros grupos cristãos as ênfases vão desde Eclesiologia, Cristologia e até Pneumatologia, na IURD a demonologia tornou-se o “veículo” principal a partir do qual se articulam todos os demais aspectos doutrinários, mesmo as doutrinas neopentecostais da cura divina e a teologia da prosperidade.

O terceiro artigo, “Escola Bíblica: um lugar ideal para se frequentar regularmente”, da Drª. Sandra de Fátima Krüger Gusso, destaca a importância de a igreja investir no Ministério de Educação Religiosa Cristã, por meio da Escola Bíblica, oferecendo um ambiente bem estruturado e currículos contextualizados.

O quarto artigo, do Dr. Andrew J. Spencer (dos Estados Unidos), intitulado “Worship, serve or cultivate? An evaluation of translation options for Genesis 2.15 (Adorar, servir ou cultivar? Uma avaliação das opções de tradução para Gênesis 2.15)”, examina três opções comuns de tradução para Gn 2.15, argumentando que “cultivar e manter”, que é historicamente a visão mais comum, é a mais consistente com o texto e o contexto de Gn 2.15.

No quinto artigo, “Missão integral, a Imago Dei e os pobres em João Calvino”, do Dr. Jorge Henrique Barro, o autor trata da interação entre estes três temas no pensamento do reformador. A primeira parte do artigo é dedicada a explorar a concepção de integralidade nas Escrituras e a segunda parte do artigo é uma análise do reformador João Calvino, em sua perspectiva sobre a imago Dei e sua preocupação com os pobres de seu tempo.

O sexto artigo, do Dr. Arthur W. Dück, tem por título “Divórcio e Novo Casamento no Antigo Testamento (2): uma análise dos outros textos relevantes”. O artigo analisa diversos textos do AT a respeito do casamento, divórcio e novo casamento, demostrando o conceito bíblico e as implicações de cada um destes três aspectos.

O sétimo artigo, “Sola Fide: Sólo la Fe” (Sola Fide: somente a fé), foi escrito pelo Dr. Juan Carlos de la Cruz (da República Dominicana). O artigo procura honrar a doutrina da fé, pois a “Fé Somente” é o meio pelo qual somos libertados do pecado, justificados, adotados, redimidos, santificados e glorificados.

O oitavo artigo, “Religião, igreja e a representação política de uma organização religiosa em Minas Gerais”, foi escrito pelo Dr. Reinaldo Arruda Pereira. O autor descreve como algumas organizações religiosas adaptam-se à mutação sociocultural, à pluralidade religiosa e ao envolvimento com a política partidária. Segundo o autor, algumas organizações religiosas evangélico-carismáticas utilizam um artifício comum em tempos de democracia: eleger um agente religioso e tê-lo como representante político para defender os interesses da organização.

O nono artigo, do Dr. Gregory E. Lamb (dos Estados Unidos), tem por título What is the purpose and scope of New Testament Theology?” (Qual é o propósito e o escopo da Teologia do Novo Testamento?). O artigo procura responder à questão: "A teologia do Novo Testamento é um empreendimento viável?" E se é viável, como contribui para os estudiosos do Novo Testamento, especificamente, e para o Cristianismo em geral?

O décimo e último artigo, do Dr. Jilton Moraes, intituladoPastoral a enfermos: em busca de visitas que ajudem”, procura dar uma visão da pastoral a pessoas enfermas, em abordagem prática, com experiências do próprio autor. O artigo pretende ajudar novos e futuros pastores e também despertar a todos sobre a necessidade urgente de as igrejas manterem um programa de pastoral a enfermos.

Finalizando a edição da revista, a Drª Marivete Zanoni Kunz contribui com uma resenha de obra literária lançada recentemente.

Desejamos a todos uma ótima leitura, esperando que a revista possa contribuir para o debate teológico e prático.

Dr. Claiton André Kunz

Editor Responsável

Publicado

2019-05-06

Como Citar

André Kunz, C. . (2019). APRESENTAÇÃO. VIA TEOLÓGICA, 18(35). Recuperado de https://periodicos.fabapar.com.br/index.php/vt/article/view/27

Edição

Seção

Apresentação
Recebido: 2019-05-06
Publicado: 2019-05-06