Missão integral, a Imago Dei e os pobres em João Calvino

Autores

  • Jorge Henrique Barro

Palavras-chave:

Missão integral, Missio Dei, Imago Dei, João Calvino, Pobres, As Institutas. Integralidade, Dez mandamentos, Grande mandamento, Shemá

Resumo

Este artigo trata de três temas integrados: missão integral, a imago Dei e os pobres em João Calvino. A primeira parte do artigo é dedicada a explorar a concepção de integralidade nas Escrituras a partir de quatro momentos: no (1) Jardim do Éden; no (2) Grande Mandamento; nos (3) Dez Mandamentos; e no (4) Shemá. A missão tem sua gênese em Gênesis. Se ela é de propriedade de alguém, este Alguém é o próprio Deus (missio Dei). Se ela é de propriedade de algum movimento, é do movimento de amor de Deus ao mundo. Já ali no Jardim do Éden fica claro que a missio Dei tem, no mínimo, quatro dimensões inseparáveis: (1) o relacionamento harmônico do ser humano para com Deus; (2) o relacionamento harmônico do ser humano para com o próximo; (3) o relacionamento harmônico do ser humano para consigo mesmo; (4) o relacionamento harmônico do ser humano para com o meio ambiente (seu habitat e ecossistema). A segunda parte do artigo é uma análise do reformador João Calvino, em sua perspectiva sobre a imago Dei e sua preocupação com os pobres de seu tempo em uma Genebra que havia se tornado um centro de viver dissoluto. Fundamental é compreender a importância que Calvino dá para a imago Dei, de onde, a meu ver, se compreende a noção de integralidade sua teologia, onde os pobres não foram por ele nem esquecidos nem negligenciados em sua prática pastoral, como também em suas pesquisas bíblicas e teológicas, conforme registradas em sua obra magna intitulada As Institutas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jorge Henrique Barro

Jorge Henrique Barro possui doutorado em Teologia pelo Fuller Theological Seminary (Pasadena, Califórinia). Fundador da Faculdade Teológica Sul Americana. Ex-presidente da Fraternidade Teológica Latino Americana (Continental). Avaliador do Ministério de Educação. Professor de Teologia. Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Professor de Teologia. E-mail: jorge@ftsa.edu.br

Referências

BLOOMER, Thomas A. Calvin and Geneva: nation-building missions. 2008. Extraído de <http://www.biblicalworldview.com/Calvin_and_Geneva_Bloomer.pdf>. Acessado em 15 JAN 2015, 11h16.
BOSCH, David. Missão transformadora: mudanças de paradigma na teologia da missão. São Leopoldo: Sinodal, 1998.
CALVINO, João. As institutas ou tratado da religião cristã. Edição clássica (latim), Tradução de Waldyr Carvalho Luz. São Paulo: Cultura Cristã, 2015.
HART, D. G. “O reformador da fé e da vida”. In PASONS, Burk (Ed.). João Calvino: amor à devoção, doutrina e glória de Deus. São Paulo: Fiel, 2010, p. 67-77.
LYRA, Sérgio Paulo Ribeiro. João Calvino: sua Influência na vida urbana de Genebra. Extraído de <http://www.monergismo.com/textos/historia/calvino_genebra_sergio.htm>. Acessado em 01 AGO 2015.
MATOS, Alderi Souza de. Extraído de <http://www.mackenzie.br/15916.html>. Acessado em 02 AGO 2015.
PARSONS, Buk (Ed.). A humildade do calvinismo de Calvino. In John Calvin a heat for devotion, doctrine & doxology. São Paulo: Fiel, 2010, p. 27-42.
REEDER, HARRY L. “O clérigo da Reforma”. In PASONS, Burk (Ed.). Jõao Calvino: amor à devoção, doutrina e glória de Deus. São José dos Campos: Editora Fiel, 2010, p. 79-94.

Publicado

2019-05-06

Como Citar

Henrique Barro, J. (2019). Missão integral, a Imago Dei e os pobres em João Calvino. VIA TEOLÓGICA, 18(35), 95–136. Recuperado de https://periodicos.fabapar.com.br/index.php/vt/article/view/26

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-05-06
Publicado: 2019-05-06