Missão integral, a Imago Dei e os pobres em João Calvino
Palavras-chave:
Missão integral, Missio Dei, Imago Dei, João Calvino, Pobres, As Institutas. Integralidade, Dez mandamentos, Grande mandamento, ShemáResumo
Este artigo trata de três temas integrados: missão integral, a imago Dei e os pobres em João Calvino. A primeira parte do artigo é dedicada a explorar a concepção de integralidade nas Escrituras a partir de quatro momentos: no (1) Jardim do Éden; no (2) Grande Mandamento; nos (3) Dez Mandamentos; e no (4) Shemá. A missão tem sua gênese em Gênesis. Se ela é de propriedade de alguém, este Alguém é o próprio Deus (missio Dei). Se ela é de propriedade de algum movimento, é do movimento de amor de Deus ao mundo. Já ali no Jardim do Éden fica claro que a missio Dei tem, no mínimo, quatro dimensões inseparáveis: (1) o relacionamento harmônico do ser humano para com Deus; (2) o relacionamento harmônico do ser humano para com o próximo; (3) o relacionamento harmônico do ser humano para consigo mesmo; (4) o relacionamento harmônico do ser humano para com o meio ambiente (seu habitat e ecossistema). A segunda parte do artigo é uma análise do reformador João Calvino, em sua perspectiva sobre a imago Dei e sua preocupação com os pobres de seu tempo em uma Genebra que havia se tornado um centro de viver dissoluto. Fundamental é compreender a importância que Calvino dá para a imago Dei, de onde, a meu ver, se compreende a noção de integralidade sua teologia, onde os pobres não foram por ele nem esquecidos nem negligenciados em sua prática pastoral, como também em suas pesquisas bíblicas e teológicas, conforme registradas em sua obra magna intitulada As Institutas.
Métricas
Referências
BOSCH, David. Missão transformadora: mudanças de paradigma na teologia da missão. São Leopoldo: Sinodal, 1998.
CALVINO, João. As institutas ou tratado da religião cristã. Edição clássica (latim), Tradução de Waldyr Carvalho Luz. São Paulo: Cultura Cristã, 2015.
HART, D. G. “O reformador da fé e da vida”. In PASONS, Burk (Ed.). João Calvino: amor à devoção, doutrina e glória de Deus. São Paulo: Fiel, 2010, p. 67-77.
LYRA, Sérgio Paulo Ribeiro. João Calvino: sua Influência na vida urbana de Genebra. Extraído de <http://www.monergismo.com/textos/historia/calvino_genebra_sergio.htm>. Acessado em 01 AGO 2015.
MATOS, Alderi Souza de. Extraído de <http://www.mackenzie.br/15916.html>. Acessado em 02 AGO 2015.
PARSONS, Buk (Ed.). A humildade do calvinismo de Calvino. In John Calvin a heat for devotion, doctrine & doxology. São Paulo: Fiel, 2010, p. 27-42.
REEDER, HARRY L. “O clérigo da Reforma”. In PASONS, Burk (Ed.). Jõao Calvino: amor à devoção, doutrina e glória de Deus. São José dos Campos: Editora Fiel, 2010, p. 79-94.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Publicado: 2019-05-06