A PASTORAL NA MODERNIDADE:
LIDANDO COM OS CONFLITOS DA MODERNIDADE
Palavras-chave:
Pastoral. Modernidade. Tradição. Conflitos.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a missão pastoral diante da modernidade religiosa e a sua influência na vida do indivíduo moderno e as implicações nessa função ao buscar a preservação do conceito tradicional cristão evangélico em uma sociedade com características modernas a partir de pesquisas bibliográficas. A ideia é compreender o desafio de manter-se no curso da tradição, a qual preza pela regulamentação do fiel, e, ao mesmo tempo lida com o indivíduo moderno que não tem mais características que suporte ser regulamentado por qualquer comunidade ou líder pastoral; todo esse contexto levanta a hipótese que, nesse tempo, com as características do sujeito moderno, a função pastoral que preza pela tradição, tem enfrentado um grande desafio.
Métricas
Referências
AMORESE, Rubem Martins. Icabode: da mente de Cristo à Consciência Moderna. Viçosa: Ultimato, 1998.
AZEVEDO, Marcos Antônio Farias de. Uma breve abordagem sócio-cultural, antropológica e religiosa na modernidade, Reflexos, Vitória, v. 3, n.3, p. 11-47, 2009.
AZEVEDO, Marcos. Modernidade e pós-modernidade: Desafios à vida e à fé cristã. São Paulo: Fonte Editorial, Edição do Kindle, 2015.
BERGER, Peter L. Os múltiplos altares da modernidade: rumo a um paradigma da religião numa época pluralista. Petrópolis: Vozes, 2017.
BITTENCOURT FILHO, José. Campo religioso e sociedade global. Reflexus, Vitória, a. VI, n. 7, 2012.
BITTENCOURT FILHO, José. Matriz Religiosa Brasileira: religiosidade e mudança social. Vitória: Editora Unida, 2019.
CARTER, James E; TRULL, Joe E. Ética Ministerial. São Paulo: Vida Nova, 2010.
DA SILVA, Geoval Jacinto. (org.). Itinerário para uma pastoral urbana: ação do povo de Deus na cidade. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2008.
FARIA, Rodrigo Mendes. Religião à brasileira: pluralismo, mídia e política. Último Andar, São Paulo, v. 24, n. 38, p. 218-231, 2021.
HERVIEU-LÉGER, Danièle. O peregrino e o convertido: a religião em movimento. Petrópolis: Vozes, 2015.
KOPESKA, Marcos. O pastor na modernidade líquida: como sobreviver a esta era e ter um ministério duradouro. Curitiba: Editora Schütz, 2018.
MACARTHUR, John. A Guerra pela Verdade. São José dos Campos, SP: Fiel, 2010.
MADUREIRA, Jonas. Inteligência Humilhada. São Paulo: Vida Nova, 2017.
PLATT, David. Contracultura: um chamado compassivo para confrontar um mundo de pobreza, casamento do mesmo sexo, racismo, escravidão sexual, imigração, aborto, órfãos e pornografia. São Paulo: Vida Nova, 2016.
SANCHIS, Pierre. Desencanto e formas contemporâneas do religioso. Ciências Sociais e Religião, Rio Grande do Sul, a. 3, n. 3, p. 27-43, 2001.
SPURGEON, Charles Haddon. O conquistador de Almas. São Paulo: Publicações Evangélicas Selecionadas, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 VIA TEOLÓGICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Publicado: 2023-01-31