A PASTORAL NA MODERNIDADE:

LIDANDO COM OS CONFLITOS DA MODERNIDADE

Autores

Palavras-chave:

Pastoral. Modernidade. Tradição. Conflitos.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a missão pastoral diante da modernidade religiosa e a sua influência na vida do indivíduo moderno e as implicações nessa função ao buscar a preservação do conceito tradicional cristão evangélico em uma sociedade com características modernas a partir de pesquisas bibliográficas. A ideia é compreender o desafio de manter-se no curso da tradição, a qual preza pela regulamentação do fiel, e, ao mesmo tempo lida com o indivíduo moderno que não tem mais características que suporte ser regulamentado por qualquer comunidade ou líder pastoral; todo esse contexto levanta a hipótese que, nesse tempo, com as características do sujeito moderno, a função pastoral que preza pela tradição, tem enfrentado um grande desafio.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

RODRIGO MENDES FARIA, Faculdade Unida de Vitória

Possui Bacharel em Teologia na Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABERJ). Tem experiência na área de Teologia Pastoral, com ênfase em Teologia. Tem pesquisas voltadas à Modernidade Religiosa e suas implicações no Ministério Pastoral. Especialista em Teologia Bíblica do Novo Testamento Aplicada na Faculdade Batista do Paraná (FABAPAR). Mestrado em Ciências das Religiões na Faculdade Unida de Vitória (FUV). Pastor Batista, auxiliar na Igreja Batista no Jardim Aeroporto, Campos, Rj.

Referências

AMORESE, Rubem Martins. Icabode: da mente de Cristo à Consciência Moderna. Viçosa: Ultimato, 1998.

AZEVEDO, Marcos Antônio Farias de. Uma breve abordagem sócio-cultural, antropológica e religiosa na modernidade, Reflexos, Vitória, v. 3, n.3, p. 11-47, 2009.

AZEVEDO, Marcos. Modernidade e pós-modernidade: Desafios à vida e à fé cristã. São Paulo: Fonte Editorial, Edição do Kindle, 2015.

BERGER, Peter L. Os múltiplos altares da modernidade: rumo a um paradigma da religião numa época pluralista. Petrópolis: Vozes, 2017.

BITTENCOURT FILHO, José. Campo religioso e sociedade global. Reflexus, Vitória, a. VI, n. 7, 2012.

BITTENCOURT FILHO, José. Matriz Religiosa Brasileira: religiosidade e mudança social. Vitória: Editora Unida, 2019.

CARTER, James E; TRULL, Joe E. Ética Ministerial. São Paulo: Vida Nova, 2010.

DA SILVA, Geoval Jacinto. (org.). Itinerário para uma pastoral urbana: ação do povo de Deus na cidade. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2008.

FARIA, Rodrigo Mendes. Religião à brasileira: pluralismo, mídia e política. Último Andar, São Paulo, v. 24, n. 38, p. 218-231, 2021.

HERVIEU-LÉGER, Danièle. O peregrino e o convertido: a religião em movimento. Petrópolis: Vozes, 2015.

KOPESKA, Marcos. O pastor na modernidade líquida: como sobreviver a esta era e ter um ministério duradouro. Curitiba: Editora Schütz, 2018.

MACARTHUR, John. A Guerra pela Verdade. São José dos Campos, SP: Fiel, 2010.

MADUREIRA, Jonas. Inteligência Humilhada. São Paulo: Vida Nova, 2017.

PLATT, David. Contracultura: um chamado compassivo para confrontar um mundo de pobreza, casamento do mesmo sexo, racismo, escravidão sexual, imigração, aborto, órfãos e pornografia. São Paulo: Vida Nova, 2016.

SANCHIS, Pierre. Desencanto e formas contemporâneas do religioso. Ciências Sociais e Religião, Rio Grande do Sul, a. 3, n. 3, p. 27-43, 2001.

SPURGEON, Charles Haddon. O conquistador de Almas. São Paulo: Publicações Evangélicas Selecionadas, 2014.

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

MENDES FARIA, R. (2023). A PASTORAL NA MODERNIDADE:: LIDANDO COM OS CONFLITOS DA MODERNIDADE. VIA TEOLÓGICA, 23(45), 243–262. Recuperado de https://periodicos.fabapar.com.br/index.php/vt/article/view/243

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-08-04
Publicado: 2023-01-31