A ÉTICA ARTIFICIAL DAS MÁQUINAS INTELIGENTES E AS REFERÊNCIAS DE APRENDIZAGEM DA ÉTICA CRISTÃ

The Artificial Ethics of Intelligent Machines and the Christian Ethics Learning References

Autores

  • Márcia Gonçalves de Oliveira Faculdade Batista do Paraná (FABAPAR)

Palavras-chave:

Ética Cristã, Hierarquismo, Ética Artificial, Princípios Morais Absolutos

Resumo

O tema abordado neste artigo vem de uma discussão atual e muito preocupante sobre ética e Inteligência Artificial (IA). Esse tema parte do imaginário das obras de ficção científica para a literatura jornalística e acadêmica da Ciência da Computação, da Neurociência e da Filosofia trazendo à luz, em uma linha cada vez mais tênue entre o presente e o futuro e entre o real e o virtual, o potencial de humanidade das máquinas e o seu impacto na humanidade subjugada às máquinas. Tais preocupações têm sido justificadas porque máquinas têm sido criadas para agirem com inteligência, mas sem consciência, com base apenas em padrões reconhecidos, aprendidos e inferidos a partir de relações encontradas em uma grande quantidade de dados, que nem sempre são transparentes a usuários de tais máquinas e principalmente a seus próprios programadores. Dessa forma, este artigo tem como objetivo, a partir de publicações recentes sobre ética e IA, trazer à reflexão e à discussão, possibilidades de agregar às máquinas, além do comportamento inteligente, o comportamento ético nas tomadas de decisões com ou sem assistência humana. Para isso, é necessário ter uma compreensão básica de como as máquinas aprendem e como elas evoluem para se tornarem autônomas na tomada de decisões tendo como referências o comportamento inteligente e a consciência humana. A partir dessa compreensão, levantamos as seguintes questões para reflexão e discussão:  Como a ética tem sido “entendida” e executada pelas máquinas? A ética advinda da consciência humana é uma referência ideal para as máquinas aprenderem ética? Não poderiam os princípios morais cristãos, dentro do que é consenso ou que não entra em conflito com outros padrões éticos, ser a referência da ética artificial das máquinas inteligentes? Sendo a ética cristã uma referência para a ética artificial, os princípios morais deverão ser absolutos ou poderão ser hierarquizados?

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANDERSON, Susan Leigh. Asimov’s “three laws of robotics” and machine metaethics. Ai & Society, v. 22, n. 4, p. 477-493, 2008.

ASIMOV, Isaac. Eu, robô. Aleph, 2015.

CAPPRA, Ricardo. Sistemas éticos para Inteligência Artificial. Cappra Institute for Data Science,2021. Disponível em: encurtador.com.br/gCTX9. Acesso:20/01/2022.

GEISLER, Norman L. Ética Cristã. São Paulo: Vida Nova, 1984.

GRUS, Joel. Data Science do zero: Primeiras regras com o Python. Alta books, 2019.

HORA, Nina da. Ética em IA: a pergunta que não estamos fazendo. MIT Technology Review, 11/01/2022. Inteligência Artificial. Disponível em: https://mittechreview.com.br/etica-em-ia-a-pergunta-que-nao-estamos-fazendo/. Acesso em: 20/01/2022.

OLIVEIRA, M. G. Núcleos de avaliações diagnóstica e formativa para regulação da aprendizagem de programação. 2013. Tese de Doutorado. Tese de doutorado, Universidade Federal do Espírito Santo.

RACHELS, James. Os elementos da filosofia moral. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

RAE, Scott B. Curso Vida Nova de Teologia Básica: Ética Cristã. São Paulo: Vida Nova, 2013.

RICHARDSON, Kathleen. Sex robot matters: slavery, the prostituted, and the rights of machines. IEEE Technology and Society Magazine, v. 35, n. 2, p. 46-53, 2016.

SILVEIRA, Paulo Antônio Caliendo Velloso da. Ética e Inteligência Artificial: da possibilidade filosófica de Agentes Morais Artificial. 2021.

TEIXEIRA, J. d. F. O cérebro e o robô (Ethos). [Kindle Android version]. Retrieved from Amazon.com. 2016.

VALDERRAMAS, Edgard. A ética como um dos desafios da Inteligência Artificial. In: Anais do V Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software. SBC, 2020. p. 71-80.

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Gonçalves de Oliveira, M. (2023). A ÉTICA ARTIFICIAL DAS MÁQUINAS INTELIGENTES E AS REFERÊNCIAS DE APRENDIZAGEM DA ÉTICA CRISTÃ: The Artificial Ethics of Intelligent Machines and the Christian Ethics Learning References. VIA TEOLÓGICA, 23(45), 138–155. Recuperado de https://periodicos.fabapar.com.br/index.php/vt/article/view/242

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-07-05
Publicado: 2023-01-31