A CONFIABILIDADE HISTÓRICA DO QUARTO EVANGELHO À LUZ DA GEOGRAFIA E DA ARQUEOLOGIA

Autores

  • Fabricio Luís Lovato IFSul

Palavras-chave:

Evangelho de João, Palestina, Topografia, Artefatos, Testemunha Ocular

Resumo

O Evangelho de João é bastante peculiar quando comparado aos Evangelhos Sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas), no sentido de apresentar cronologia, eventos e discursos distintos para o ministério de Jesus. Os diálogos apresentados são mais longos, e os milagres, embora em menor número, são mais surpreendentes. Embora essas diferenças fossem conhecidas desde a antiguidade, com a ascensão de abordagens críticas e racionalistas à Bíblia no século XIX, influenciadas por um viés antissobrenaturalista, o Evangelho de João foi tomado como uma criação literária não histórica, produzida no segundo século e com influências do pensamento gnóstico e helenístico. Esse artigo procura discutir uma série de dados históricos apresentados nesse Evangelho, à luz da geografia da Galileia e da Judeia do primeiro século e de diversas descobertas que foram feitas pela ciência da Arqueologia. Esses dados fortalecem o caso de que a obra foi produzida por uma testemunha ocular da vida de Jesus e que estava bem familiarizada com as características da Palestina no período anterior à destruição pelos romanos, no ano 70 d.C. Uma breve discussão também é apresentada acerca da autoria e da data de composição do Evangelho, bem como das limitações inerentes ao uso das evidências históricas para se defender a veracidade da fé cristã.

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Publicado

2023-03-07

Como Citar

Lovato, F. L. (2023). A CONFIABILIDADE HISTÓRICA DO QUARTO EVANGELHO À LUZ DA GEOGRAFIA E DA ARQUEOLOGIA. VIA TEOLÓGICA, 23(46), 141–179. Recuperado de https://periodicos.fabapar.com.br/index.php/vt/article/view/218

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-11-02
Publicado: 2023-03-07