Dois Teólogos Debatem a Influência da Religião Cristã no Progresso Social e no Desenvolvimento Humano (Brasil, 1896- 1934)
Palavras-chave:
Teólogos cristãos, Desenvolvimento social e humano, Psicologia da religiãoResumo
A relação entre a sociedade brasileira e a religião cristã teve início em 1500, quando uma expedição comandada por Pedro Álvares Cabral aportou no litoral que seria conhecido como Brasil. Desde a chegada dos clérigos que acompanhavam aquela expedição até os dias atuais, o cristianismo no Brasil tem produzido um conjunto considerável de obras literárias, tanto de caráter eclesiástico quanto de motivação doutrinária e teológica. Observa-se na literatura cristã produzida no Brasil uma discussão que remete aos temas religiosos, mas que também discute questões que se voltam para o progresso social e para o desenvolvimento humano. O presente artigo procura analisar quatro obras literárias publicadas entre o final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, num debate travado entre dois expressivos teólogos cristãos. De um lado estava o reverendo Eduardo Carlos Pereira, defensor convicto do protestantismo e vigoroso adversário do catolicismo romano. Do outro lado encontrava-se o padre jesuíta Leonel Franca, que empreendeu firme defesa do catolicismo no Brasil, questionando os ideais das denominações não católicas. O objetivo da presente discussão é compreender como os dois teólogos pensaram o progresso social e o desenvolvimento humano.
Métricas
Referências
FRANCA, Leonel. A psicologia da fé e o problema de Deus. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/Edições Loyola, 2001.
FRANCA, Leonel. A Igreja, a Reforma e a Civilização. 6.ed. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, (s/d).
FREUD, Sigmund. O homem Moisés e a religião monoteísta: três ensaios. 1.ed. Porto Alegre, RS: L&PM, 2014.
JUNG, Carl Gustav. Psicologia e religião. 10.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
LAVELEYE, Emílio de. Do futuro dos povos católicos: estudo de Economia Social. (s/e): Rio de Janeiro, 1944.
LÉONARD, Émile-Guillaume. O protestantismo brasileiro: estudo de eclesiologia e de história social. 2.ed. Rio de Janeiro e São Paulo: JUERP/ASTE, 1981.
MATOS, Alderi Souza de. Introdução. ln.: Clássicos da literatura cristã: pais apostólicos; confissões; imitação de Cristo. 1.ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2015.
MENDONÇA, Antonio Gouvêa. O Celeste Porvir: a inserção do protestantismo no Brasil. 3.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
PEREIRA, Eduardo Carlos. O problema religioso da America Latina: estudo dogmatico-historico. São Paulo: Empresa Editora Brasileira, 1920.
PEREIRA, Eduardo Carlos. O Protestantismo é uma nullidade: polemica religiosa. São Paulo: Typographia Aurora, 1896.
SOUZA, Edilson Soares de. Cristãos em confronto: Brasil, 1890-1960. Curitiba: Editora CRV, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Publicado: 2021-04-20