FINALIDADE DAS AÇÕES FORMATIVAS CONTIDAS NO TEXTO BÍBLICO DE 2 TIMÓTEO 3.16 NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO DO EVANGELHO
Palavras-chave:
Comunicação, Ações formativas, Processo ensino e aprendizagem, SignificaçãoResumo
A proposta do artigo é analisar pedagogicamente a presença de ações formativas que são apresentadas no texto bíblico de 2 Timóteo 3.16, as quais visam o contexto de comunicação do evangelho. Para tal análise, questiona-se: como as ações formativas influenciam o contexto de comunicação do evangelho, na medida em que apontam para sua finalidade? A problemática é observada a partir dos estudos efetivados no campo da linguagem e da formação educacional, que têm como proposta a aprendizagem contínua daqueles que fazem parte da relação educativa. Por isso, a perspectiva assumida parte do entendimento das ações, para que se possa perceber a sua influência direta na significação da mensagem. Afinal, não se pode dizer que houve aprendizagem, se o ensino não produziu sentido, ou seja, significado na vida dos aprendentes. Neste sentido, busca-se, a partir da pesquisa bibliográfica e descritiva, explicitar sobre a finalidade e influência exercidas no ato da comunicação do evangelho, visto que, esse ato não é simples e requer que o comunicador esteja atento para possíveis ruídos que dificultam a interpretação da mensagem. A mensagem significada é o alvo da comunicação, por isso que ela precisa atender aos seus objetivos, os quais podem ser os descritos no texto bíblico selecionado, a saber: ensino, repreensão, correção e educação para justiça. Essa é uma proposta de investigação que não se esgota em si mesmo e que demanda novas interlocuções sobre o contexto de comunicação do evangelho, em prol da aplicabilidade do ensino formativo veiculado na mensagem.
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Publicado: 2021-01-21