O ENSINO DA BÍBLIA PELA BÍBLIA PARA UMA APRENDIZAGEM ATIVA BASEADA EM INVESTIGAÇÃO A PAR¬TIR DOS PASSOS DA METODOLOGIA EXEGÉTICA

Autores

  • Márcia Gonçalves de Oliveira

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Investigação, Interpretação Bíblica, Metodologia Exegética

Resumo

Os conhecimentos de exegese e hermenêutica, em geral, por ficarem restritos às comunidades acadêmicas de Teologia, são pouco conhecidos e, algumas vezes, tornam-se até inacessíveis a professores de escolas bíblicas e à membresia das igrejas cristãs. Com a finalidade educacional de desenvolver uma ação de introdução à metodologia exegética para não acadêmicos, desenvolvemos uma estratégia de ensino da Bíblia pela Bíblia a partir de uma abordagem de Aprendizagem Ativa Baseada em Investigação. O objetivo dessa proposta consiste em estimular o pensamento bíblico, o interesse pelas sagradas escrituras e, principalmente, a descoberta das verdades latentes do reino de Deus presentes na Bíblia. A contribuição deste trabalho para a área de conhecimento da teologia é, portanto, promover uma ação de popularização do conhecimento de etodologia exegética através da própria Bíblia. Com essa proposta, criamos possibilidades de abrir caminhos para um estudo mais aprofundado da Bíblia nas comunidades cristãs contribuindo para ampliar o conhecimento bíblico de cristãos, para promover a vitalidade da igreja e, principalmente,para fortalecer sua missão de expansão através do ensino e da pregação da Palavra de Deus.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BEITZEL, Barry J. Novo Atlas da Bíblia: Geografia, Arqueologia e História. São Paulo: Vida Nova, 2015.
COLEMAN, Lucien E. Como ensinar a Bíblia. 3.ed. Traduzido César Bueno. Rio de Janeiro: JUERP, 1992.
DOUGLAS, James Dixon; BRUCE, F. F.; et al. O Novo Dicionário da Bíblia. 3.ed. São Paulo: Vida Nova, 2006.
FEE, Gordon D.; STUART, Douglas. Entendes o que lês? um guia para entender a Bíblia com auxílio da exegese e da hermenêutica. 3.ed. revisada e ampliada. São Paulo: Vida Nova, 2011.
FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias Inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2018.
LEFEVER, Marlene D. Estilos de aprendizagem: como alcançar cada um que Deus lhe confiou para ensinar. Traduzido por Hans Udo Fucks e Kleber Cruz. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.
MACARTHUR, J. Bíblia de Estudo. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2010.
MACARTHUR, John. Pense biblicamente: recuperando a visão de mundo. São Paulo: Hagnos, 2005
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda: metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 02-25.
PEDASTE, Margus et al. Phases of inquiry-based learning: Definitions and the inquiry cycle. Educational research review, v. 14, p. 47-61, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1747938X15000068
REESE, Edward; KLASSEN, F. R. A Bíblia em ordem cronológica. São Paulo: Vida, 2003.
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. Bíblia da Escola Bíblica. 2.ed. São José dos Campos: Cristã Evangélica, 2016.
STUART, Douglas; FEE, Gordon D. Manual de Exegese Bíblica: Antigo e Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2008.
VIRMES Jr, Clacir. A Espiral Hermenêutica: uma nova abordagem à interpretação bíblica. Revista Hermenêutica, v. 11, n. 2, 2011.

Downloads

Publicado

2021-01-21

Como Citar

Gonçalves de Oliveira, M. (2021). O ENSINO DA BÍBLIA PELA BÍBLIA PARA UMA APRENDIZAGEM ATIVA BASEADA EM INVESTIGAÇÃO A PAR¬TIR DOS PASSOS DA METODOLOGIA EXEGÉTICA. VIA TEOLÓGICA, 21(41). Recuperado de https://periodicos.fabapar.com.br/index.php/vt/article/view/169

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-01-20
Publicado: 2021-01-21