Uma análise introdutória sobre a importância da significação no ensino bíblico

Autores

  • Gleyds Silva Domingues

Palavras-chave:

Significação, Discurso, Signo

Resumo

O presente artigo ressalta a importância da significação no contexto do ensino bíblico, à medida que aponta os elementos essenciais para a compreensão da mensagem revelada e sua aplicabilidade na vida. A finalidade demarcada visa apresentar o ato da significação como parte do processo educativo a ser efetivado no interior das comunidades eclesiásticas, a partir do ensino bíblico. Assim questiona-se: como trabalhar o ensino bíblico no viés da ação significativa da mensagem revelada? E ainda, como esta mensagem é apropriada nas práticas experenciais da vida? Para tal discussão são explicitados os conceitos de signo, significação, linguagem, ensino, aprendizagem e que podem ser encontrados nos estudos de Croato (1994), Marcondes (2017); Orlandi (2003; 2012), Perissé (2012), Pérez Gómez (2012) e Domingues (2011; 2012; 2015; 2016). O eixo teórico metodológico adotado parte da metodologia explicativa, que intenciona discutir a temática a partir de seu elemento constitutivo, a saber: a significação. Ainda, lança-se mão da análise do discurso por ser uma metodologia que transita entre os espaços discursivos dos ditos, não ditos e os silêncios. Assim, não se tem a pretensão de esgotar o objeto eleito nesta temática, mas dar início às discussões e ao processo argumentativo sobre o ato da significação, uma vez que sua presença oportuniza não apenas a efetivação do processo ensino e aprendizagem, mas a reflexão sobre os conceitos desenvolvidos e que estão contidos no conteúdo da mensagem revelada, mediados pelo ensino bíblico. O ensino bíblico pode ser considerado o canal que transmitirá uma mensagem e esta pode transformar a história de vida dos sujeitos, enquanto leitores, interlocutores e praticantes de uma fé, porém é preciso que esta mesma mensagem seja significada. Surge desta relação o desafio do ato de significação da mensagem revelada a ser ministrada no ensino bíblico.

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Biografia do Autor

Gleyds Silva Domingues

Pós-Doutora em Educação e Religião. Doutora em Teologia. Mestre em Educação. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Teologia das Faculdades Batista do Paraná. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Perquirere: Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Intepretação, Atualização e Transmissão dos Ensinos Bíblicos. Pesquisadora do Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião (NUPPER). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Laboratório Currículo e Formação de Professores - LAPPUC. E-mail: professor.gleyds@fabapar.com.br

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Publicado

2019-05-03

Como Citar

Silva Domingues, G. . (2019). Uma análise introdutória sobre a importância da significação no ensino bíblico. VIA TEOLÓGICA, 18(36), 71–90. Recuperado de https://periodicos.fabapar.com.br/index.php/vt/article/view/14

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-05-03
Publicado: 2019-05-03