DOIS TEÓLOGOS DEBATEM A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO CRISTÃ NO PROGRESSO SOCIAL E NO DESENVOLVIMENTO HUMANO (BRASIL, 1896-1934)

Autores

  • Edilson Soares de Souza Faculdades Batista do Paraná

Palavras-chave:

Teólogos cristãos, Desenvolvimento social e humano, Psicologia da religião

Resumo

A relação entre a sociedade brasileira e a religião cristã teve início em 1500, quando uma expedição comandada por Pedro Álvares Cabral aportou no litoral que seria conhecido como Brasil. Desde a chegada dos clérigos que acompanhavam aquela expedição até os dias atuais, o cristianismo no Brasil tem produzido um conjunto considerável de obras literárias, tanto de caráter eclesiástico quanto de motivação doutrinária e teológica. Observa-se na literatura cristã produzida no Brasil uma discussão que remete aos temas religiosos, mas que também discute questões que se voltam para o progresso social e para o desenvolvimento humano. O presente artigo procura analisar quatro obras literárias publicadas entre o final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, num debate travado entre dois expressivos teólogos cristãos. De um lado estava o reverendo Eduardo Carlos Pereira, defensor convicto do protestantismo e vigoroso adversário do catolicismo romano. Do outro lado encontrava-se o padre jesuíta Leonel Franca, que empreendeu firme defesa do catolicismo no Brasil, questionando os ideais das denominações não católicas. O objetivo da presente discussão é compreender como os dois teólogos pensaram o progresso social e o desenvolvimento humano.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edilson Soares de Souza, Faculdades Batista do Paraná

Doutor e mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Estágio de Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Psicólogo Clínico. Professor nas Faculdades Batista do Paraná (FABAPAR). Pesquisador no Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião (NUPPER).

Referências

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 13.ed., 1.reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

FRANCA, Leonel. A psicologia da fé e o problema de Deus. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/Edições Loyola, 2001.

FRANCA, Leonel. A Igreja, a Reforma e a Civilização. 6.ed. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, (s/d).

FREUD, Sigmund. O homem Moisés e a religião monoteísta: três ensaios. 1.ed. Porto Alegre, RS: L&PM, 2014.

JUNG, Carl Gustav. Psicologia e religião. 10.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

LAVELEYE, Emílio de. Do futuro dos povos católicos: estudo de Economia Social. (s/e): Rio de Janeiro, 1944.

LÉONARD, Émile-Guillaume. O protestantismo brasileiro: estudo de eclesiologia e de história social. 2.ed. Rio de Janeiro e São Paulo: JUERP/ASTE, 1981.

MATOS, Alderi Souza de. Introdução. In.: Clássicos da literatura cristã: pais apostólicos; confissões; imitação de Cristo. 1.ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2015.

MENDONÇA, Antonio Gouvêa. O Celeste Porvir: a inserção do protestantismo no Brasil. 3.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

PEREIRA, Eduardo Carlos. O problema religioso da America Latina: estudo dogmatico-historico. São Paulo: Empresa Editora Brasileira, 1920.

PEREIRA, Eduardo Carlos. O Protestantismo é uma nullidade: polemica religiosa. São Paulo: Typographia Aurora, 1896.

SOUZA, Edilson Soares de. Cristãos em confronto: Brasil, 1890-1960. Curitiba: Editora CRV, 2014.

Downloads

Publicado

2019-10-03

Como Citar

Soares de Souza, E. (2019). DOIS TEÓLOGOS DEBATEM A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO CRISTÃ NO PROGRESSO SOCIAL E NO DESENVOLVIMENTO HUMANO (BRASIL, 1896-1934). VIA TEOLÓGICA, 16(31), 62–78. Recuperado de https://periodicos.fabapar.com.br/index.php/vt/article/view/133

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-10-03
Publicado: 2019-10-03