A INFLUÊNCIA DAS COSMOVISÕES SOBRE O UNIVERSO FEMININO NO MUNDO MEDIEVO

Autores

  • Gleyds Silva Domingues Faculdades Batista do Paraná

Palavras-chave:

mulher, linguagens, cosmovisão, discurso, idade média

Resumo

O presente ensaio tem por finalidade evidenciar a influência das cosmovisões presentes no mundo medievo sobre o universo representativo da mulher. Busca-se compreender o pensamento medieval difundido e legitimado na cultura com relação às percepções que se tinham do cosmos. Para tal discussão, é preciso apresentar os discursos presentes nas linguagens da saúde, da visão eclesiástica e do amor, pois ainda que, de uma forma introdutória, essas linguagens traduzem a forma de agir, pensar e sentir dos homens e mulheres daquela época. Compreende-se, ainda, que essa forma de pensar impregnou as gerações futuras, visto que algumas atitudes e comportamentos presentes na cultura contemporânea podem ser situados em certo sentido na defesa desta visão de mundo medievo. É claro que o texto não esgota em si mesmo tal problemática, mas apenas lança luzes para que a investigação possa ser levada adiante e, quem sabe, revisada, contestada e até mesmo ressignificada. Esse é o propósito que se busca no tocante a essa temática tão fascinante.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gleyds Silva Domingues, Faculdades Batista do Paraná

Doutora em Teologia. Mestre em Educação. Professora do Ensino Superior. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interpretação, Atualização e Transmissão dos Ensinos Bíblicos e Eclesiologia e Práticas Pastorais das Faculdades Batista do Paraná e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião - NUPPER.

Referências

CASTANHO, Sérgio. Pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2000.

DALARUN, Jacques. Olhares de clérigos. In: KLAPISCH-ZUBER, Christiane (Org.). História das Mulheres no Ocidente: A Idade Média: Porto: Afrontamento, 1996.

DOMINGUES, Gleyds Silva. Cosmovisões e Projeto Político-Pedagógico: o sentido da formação humana. Saarbrücken, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2015.

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média, nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho, educação e tecnologia. ANDE: Brasília, 1989. Nova, 1988.

GRIMAL, Pierre – Enciclopédia Larrousse World Mitology, 1965.

MACEDO, José Rivair. A Mulher na Idade Média. SP: Contexto, 1999.

PERNOUD, Regine. A Mulher nos tempos das cruzadas. SP: Papirus, 1993.

ROSEN, George. Uma História da Saúde Pública. São Paulo: UNESP, 1994.

THOMASSET, Claude In: Histórias das Mulheres. Porto: Edições Afontamento, 1990.

TORRES, Alexandre Pinheiro. Antologia da Poesia Portuguesa. PORTO: Lello & Irmãos, 1977.

WALKER, Williston. História da Igreja Cristã, RJ: ASTE, v. I e II, 1967.

Downloads

Publicado

2019-10-03

Como Citar

Silva Domingues, G. (2019). A INFLUÊNCIA DAS COSMOVISÕES SOBRE O UNIVERSO FEMININO NO MUNDO MEDIEVO. VIA TEOLÓGICA, 16(31), 10–29. Recuperado de https://periodicos.fabapar.com.br/index.php/vt/article/view/130

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-10-03
Publicado: 2019-10-03