Uma reforma no cristianismo do século XVI:
a influência do pensamento protestante na Teologia dos Batistas Brasileiros
Palavras-chave:
Reforma no Cristianismo, Pensamento protestante, Teologia dos BatistasResumo
A Reforma do século XVI, conhecida como Reforma Protestante, produziu resultados significativos e duradouros no cristianismo do Ocidente. Dentre os resultados observados, estão as várias denominações chamadas Protestantes, elaborando e conservando uma Teologia diferente da praticada pelo Catolicismo Romano. Entre as denominações do protestantismo, em todo o mundo, estão os Batistas. O presente texto procura responder a seguinte problemática: é possível perceber a influência do pensamento da Reforma empreendia pelo cristianismo no século XVI na posição teológica e doutrinária dos Batistas brasileiros? Após empreender uma breve análise da origem e do desenvolvimento protestante, o texto aponta para os principais aspectos teológicos das igrejas que se originaram após a Reforma, destacando dois documentos elaborados pelos Batistas no Brasil: a Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira (CBB) e os Princípios Batistas. O objetivo principal da presente análise é compreender a influência do pensamento protestante na produção da Teologia dos Batistas que atuam em solo brasileiro.
Métricas
Referências
BETTENSON, Henry. Documentos da Igreja Cristã. São Paulo: ASTE, 1967.
CAIRNS, Earle Edwin. O cristianismo através dos séculos: uma história da Igreja Cristã. 2.ed. São Paulo: Vida Nova, 2008.
DREHER, Martin Norberto. História do povo de Jesus: uma leitura latino-americana. São Leopoldo: Sinodal, 2013.
KEMPIS, Tómas de. Imitação de Cristo. In.: Clássicos da literatura cristã: Pais Apostólicos; Confissões; Imitação de Cristo. São Paulo: Mundo Cristão, 2015.
LATOURETTE, Kenneth Scott. Uma história do cristianismo: volume II: 1500 a.D a 1975 a.D. São Paulo: Hagnos, 2006
MATOS, Alderi Souza de. Fundamentos da teologia histórica. São Paulo: Mundo Cristão, 2008.
MATOS, Alderi Souza de. Prefácio. In.: Clássicos da literatura cristã: Pais Apostólicos; Confissões; Imitação de Cristo. São Paulo: Mundo Cristão, 2015.
OLIVEIRA, Betty Antunes de. Centelha em restolho seco: uma contribuição para a história dos primórdios do trabalho batista no Brasil. São Paulo: Vida Nova, 2005.
PACTO & COMUNHÃO: documentos batistas. Sócrates Oliveira de Souza (Org.). Rio de Janeiro: JUERP, 2004.
PEREIRA, José dos Reis (da Silva). História dos batistas no Brasil. 3.ed. ampliada e atualizada. Rio de Janeiro: JUERP, 2001.
SCHNEIDER-HARPPRECHT, Christoph. Aconselhamento Pastoral. In.: Teologia prática no contexto da América Latina. Christoph Schneider-Harpprecht (Org.). 2.ed. São Leopoldo: Sinodal/ASTE, 2005.
SOUZA, Edilson Soares de. Diálogos (re) velados: a trajetória e os discursos político-doutrinários dos batistas brasileiros 1974-1985. Dissertação de Mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). 165 f. Curitiba, 2008.
SOUZA, Edilson Soares de. Os Batistas no Brasil: as Confissões de Fé e a Liberdade de Consciência. Revista Via Teológica – Faculdade Teológica Batista do Paraná, n. 16, vol. I, junho de 2008, p. 45-58.
WALKER, Willison. História da Igreja Cristã. 2.ed. Rio de Janeiro e São Paulo: JUERP/ASTE, 1980.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Publicado: 2019-05-03