Para uma espiritualidade do cotidiano

Autores

  • Etienne A. Higuet

Palavras-chave:

espiritualidade

Resumo

Adotando uma noção de espiritualidade como vida da pessoa com sentido em todas as suas dimensões, estamos à procura de uma espiritualidade comunitária adequada a situação da humanidade na pós-modernidade individualista e fragmentada. Precisamos de um estado de espirito que possa manifestar-se na diversidade do prosaico cotidiano, resgatando os significados esquecidos ou obscurecidos no dia a dia e reconstituindo a unidade perdida da nossa existência. A noção de tradição viva desempenha aqui um papel central. Desenvolvemos a seguir algumas dimensões da espiritualidade comunitária proposta: alteridade e diferença, que incluem adversidade cultural; transparência simbólica das pessoas e das coisas a transcendência que se revela na imanência; corporeidade do espirito, enfim, ilustrada pela dança e pela festa. Concluímos com o espirito da utopia que nasce da fome de pão e justiça e alimenta a luta pela criação de comunidades solidarias.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Etienne A. Higuet

Natural da Belgica. Doutor em Ciencias Teologicas e Religiosas na Universidade Catolica de Louvain, com uma tese sobre a Escatologia na Teologia Sistematica de Paul, TUtick Vive no Brasil desde 1975. Professor de Teologia Sistematica no Curso de Pos-Graduagao em Ciencias da Religiao da Universidade Metodista de Sao Prnlo. Presidente da Sociedade Paul Tillich do Brasil.

Referências

DUSSEL, E. Ética da libertação na idade da globalização e da exclusão, Petrópolis, Vozes, 2000, p. 459

Downloads

Publicado

2001-12-01

Como Citar

Higuet, E. A. . (2001). Para uma espiritualidade do cotidiano. VIA TEOLÓGICA, 2(04), 07–23. Recuperado de https://periodicos.fabapar.com.br/index.php/vt/article/view/111

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-08-14
Publicado: 2001-12-01