Apresentação

Autores

  • Uipirangi Franklin da Silva Câmara

Palavras-chave:

Via Teológica

Resumo

Contemplar, numa revista teológica, perspectivas variadas, tanto em conceitos como em práxis, é bastante laboriosa. Além dos compromissos que fazem nossa razão de ser: Glória de Deus, Reino de Deus, Bíblia como regra de fé e prática, cooperação denominacional, temos compromissos com nossa comunidade, tanto no eixo educacional secular, quanto no de cunho teológico.

Acordos, regras, parâmetros são constituídos na convivência entre pessoas. Isto requer respeito pela individualidade inerente a qualquer ser humano, como também naquelas decorrentes dos caminhos escolhidos. Essas compreensões são importantes para definirmos o perfil desta revista como um espaço para diferenças, algumas vezes imperceptíveis, outras bem mais claras como, por exemplo, rigor tecnicista X amadorismo.

Via Teológica chega ao segundo ano de edição. Passo a passo, estamos numa estrada no início. Aliás, é bom lembrar um dos motes educacionais contemporâneos: o caminho se faz na caminhada. Objetivos definidos, paciência e a consciência de eterna aprendizagem nos levam a apresentar, neste número, os seguintes artigos:

IDENTIDADE E MISSÃO PROTESTANTE- PERSPECTIVA ANGLICANA. O Professor Calvani, a partir da perspectiva anglicana, destaca a necessidade de um diálogo entre as diferentes confissões protestantes, no sentido de repensar conceitos e bases da identidade, no contexto latino americano.

DESAFIOS ATUAIS DA EDUCAÇÃO TEOLÓGICA BATISTA BRASILEIRA. O professor Edson Martins, Diretor da Faculdade Teológica Batista do Paraná, faz uma análise dos desafios que a Educação Teológica, no Brasil, tem diante de alguns fatores sociais e educacionais, como por exemplo, o reconhecimento dos cursos de teologia pelo Ministério da Educação.

  • A TEOLOGIA DO SOFRIMENTO. O professor Mauro Clementino aborda a exploração do sofrimento por parte dos pregadores da “teologia da graça barata”, cuja finalidade, em seu entendimento, é encher os seus templos.
  • ALIANÇA NO ANTIGO TESTAMENTO. O professor Antonio Renato Gusso destaca, em seu artigo, a soberania de Deus em suas ações, escolhendo e separando quem Ele quis para só então estabelecer sua aliança. Enfatiza a ligação íntima entre os conceitos de Eleição e Aliança e o fato de existir promessas, mas também, exigências no pacto firmado entre Deus e o homem.
  • O INÍCIO DO PROTESTANTISMO HISTÓRICO NO BRASIL - Luta por Direitos, Evangelismo e Educação. Apesar da predominância da Igreja Católica no Brasil desde a sua colonização, a professora Sandra Gusso destaca a participação da imigração protestante na implementação de mudanças sociais, educacionais e religiosas no país.
  • COMO UM GRÃO DE MOSTARDA. Este artigo, originalmente, foi escrito por Jason Butler e Bill Craig. O Objetivo é mostrar o grande avanço do movimento missionário e, acima de tudo, da participação ativa de Deus no controle dos eventos mundiais.

Esperamos que estes temas possam ser refletidos e sirvam de inspiração e enriquecimento do diálogo teológico.

Uipirangi Câmara, Editor.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Via Teológica, v1 n3 2001

Downloads

Publicado

2019-08-14

Como Citar

Silva Câmara, U. F. da. (2019). Apresentação. VIA TEOLÓGICA, 1(03), 03–04. Recuperado de https://periodicos.fabapar.com.br/index.php/vt/article/view/103

Edição

Seção

Apresentação
Recebido: 2019-08-14
Publicado: 2019-08-14