A PERICORESE NA TRINDADE, NA IGREJA E NO CASAMENTO. APLICAÇÕES PARA O MATRIMÔNIO CRISTÃO
Palavras-chave:
Trindade, Cristologia, Matrimônio, Igreja, CasamentoResumo
A fé cristã é embasada na trindade e na ressureição de Jesus Cristo. Neste trabalho foram estudados a pericorese como modelo de relacionamento trinitário bem como a sugestão desse padrão para uma vida de esperança tanto em igreja quanto para o desenvolvimento do matrimônio bíblico saudável e feliz. Dados atuais do IBGE indicam que o número de divórcios vem aumentando a cada novo ano. Será a compreensão e aplicação da pericorese capaz de trazer melhorias no matrimônio cristão? O objetivo deste trabalho foi a maior compreensão do termo pericorese e suas relações nos domínios da trindade, igreja e casamento. Neste último também foi sugerido aplicações para o casamento cristão. Por meio do método hipotético dedutivo da revisão de literatura sobre os temas trindade e pericorese, conclui-se que embora tenham surgido no período patrístico há ainda uma lacuna tanto para compreensão quanto para utilização destes na aplicabilidade da vida pessoal, eclesial e matrimonial. Além disso, é sugerido que o padrão de amor e de relacionamento entre as pessoas da trindade deve ser a base para um casamento feliz e próspero.
Referências
BEEKE, J. R.; SMALLEY, P. M. Teologia Sistemática Reformada. volume 1. São Paulo: Cultura Cristã, 2020.
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada: Nova Versão Internacional. São Paulo: Vida, 2000b.
BORDIGNON-MEIRA, A. L. A Trindade como relacionamento
Misericordioso na relação humana, a partir de von Balthasar. Revista Eletrônica Espaço Teológico, Vol. 11, n. 19, jan/jun, p. 37-45, 2017.
CODA, P. Dios Uno y Trino: revelación, experiencia y teología del Dios de los cristianos. Salamanca: Ágape, 2000.
DAVIS, J. J. Trinity, perichoresis, and Christian marriage: thinking, feeling, and acting like the Trinity. Journal of Psychology and Theology, Vol. 51, n. 3, p. 429–438, 2023.
FALCÃO, M. Reflexões Teológicas sobre a Sacramentalidade do Matrimónio. THEOLOGICA, 2 Série, 31,1, 1996.
GRACIANI, M. R. Resenha: o matrimônio – entre o ideal cristão e a fragilidade humana (Pe. Marciano vidal). Ano XXIII, No 85, Jan/Jun 2015.
HODGE, A. A. The Confession of Faith. Edinburgh & Pennsylvania: The Banner ofTruth Trust, 1992.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
JOHNSON, J. F. Credo Atanasiano. In: ELWELL, Walter A. (Org.). Enciclopédia histórico-teológica da igreja cristã. São Paulo: Vida Nova, 1988, v. 1, p. 364.
KURTZ, R. One with the head, one with the body: ecclesial Implications of union with Christ for membership, baptism, and communion. Perichoresis, Volume 21, Issue 2, p. 21-33, 2023.
OLSON, Roger. História da teologia cristã: 2000 anos de tradição e reformas. São Paulo: Vida, 2001, p. 91-99.
MUVALE, C. J.; CAUDURO, M.J. a reciprocidade entre a fé eclesial e a fé pessoal: uma abordagem a partir da pericorese intratrinitária. Frontistés – Revista Eletrônica de Filosofia e Teologia. Faculdade Palotina V. 15, N. 28, 2020.
NASCIMENTO, M. B.; PORTO, I. S. O Deus dos pactos: a doutrina da Trindade. São José do Rio Preto: Editor Misael Batista do Nascimento, 2022.
SANTOS, V. S. A luta cristã pela fidelidade conjugal: um matrimônio digno em uma sociedade adúltera. Fides Reformata XI, Nº 1 (2006): 9-23.
SILVA, M. F. A pericorese trinitária no pensamento de João Damasceno. Revista de Teologia e Ciências da Religião Universidade Católica de Pernambuco, v. 6, n. 2, julho-dezembro/2016, p. 473-485.
SILVA, R. O. O matrimônio é uma autêntica vocação cristã? Coletânia, Rio de Janeiro. V.18, n. 35, p.81-92, jan./jun., 2019.
ZILLES, U. A sacramentalidade do matrimônio. Perspectiva Teológica, v. 4 n. 7, 1972.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Jorge Augusto Barbosa de Sales Dias, TORGAN, D. A.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores têm permissão para depositar seus trabalhos em páginas pessoais, repositórios e/ou portais institucionais após (pós-print) a publicação na Revista.
No depósito de trabalhos com múltipla autoria o depositário garante a obtenção de todas as permissões de direito autoral de outros autores para a submissão.
A revista permite que os autores depositem o artigo com o mesmo formato do editor em um repositório institucional e em repositórios não comerciais, publicar em um livro, postar em blogs e redes sociais pessoais (conforme o arquivo original publicado no periódicos), com um reconhecimento de sua publicação inicial neste periódico e informações bibliográficas completas (autores, título do artigo, título do periódico, volume, fascículo, páginas e link do DOI do artigo). O artigo deve conter também o tipo de licença atribuída para publicação no periódico.
A revista é uma publicação de Acesso Aberto, todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Todos podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, vincular os textos completos dos artigos e demais escrito, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a Licenças Creative Commons 4.0, Sete Licenças Creative Commons BY, NC, ND, utilizada pela revista. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).