Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. Conforme template fornecido.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas diretrizes para os autores.
  • Estou ciente que a revista é indexada por meio de protocolos que controlam e possibilita conexão, comunicação, transferência de dados entre sistemas computacionais. Os metadados poderão ser armazenados em sistemas globais de coleta de metadados coletados pelos mecanismos de busca, assim como em sistemas nacionais e locais. Os metadados de submissão fornecidos pelo usuário e/ou autor são coletados pelos sistemas de busca.
    A instituição poderá utilizar sistemas de arquivo compartilhados entre bibliotecas participantes ou outros que julgar necessários para criar arquivos permanentes visando à preservação e restauração de informações.

Diretrizes para Autores

Para quem deseja enviar um manuscrito à revista, informamos que é obrigatória a leitura de todas as seções, com especial atenção à seção Sobre a Revista e a todas as políticas, assim como às Diretrizes para Autores a seguir. 

Para o envio de manuscritos, é necessário realizar o cadastro no sistema, pois todo o processo transcorre por meio dele. 

    1. O manuscrito deve ser original, inédito e deve abordar pesquisas sobre Teologia conforme indicado no item Sobre a Revista, nos manuais e no site da revista;
    2. A contribuição deve ser original e inédita e não deve estar em avaliação para publicação por outro periódico;
    3. O editor não aceita manuscritos de caráter opinativo/reflexivo que não apresentem resultados e discussões oriundos de pesquisa teórica ou empírica; 
    4. O texto publicado, assim como as referências citadas nele, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es) e devem seguir requisitos e orientações da revista; 
    5. O(s) autor(es) declara(m) que o manuscrito apresentado está livre de direitos de autor, não cabendo à revista e a seus editores quaisquer responsabilidades jurídicas;
    6. O(s) autor(es) é(são) obrigado(s) a citar corretamente as fontes que influenciaram significativamente suas pesquisas e seus manuscritos. As informações recebidas em conversa privada ou correspondência com terceiros, na análise de solicitações de projetos, manuscritos e materiais semelhantes, não devem ser usadas sem o consentimento expresso por escrito da fonte de informação; 
    7. No depósito de manuscrito com múltipla autoria, o depositário garante a obtenção de todas as permissões de direito autoral de outros autores para a submissão;
    8. Os arquivos para a submissão devem estar em formato, tamanho e padrões conforme orientações de cada seção e templates oferecidos pela editora da revista;
    9. Com o objetivo de manter padrões para a publicação do periódico, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações relacionadas a normas da ABNT e ortográficas e eventualmente de traduções dos metadados; 
    10. Os manuscritos devem ser redigidos em português, e devem conter resumo (abstract, resumen), palavras-chave (keywords, palabras clave) e título em língua portuguesa, inglesa e espanhola, conforme orientações da revista;
    11. A revista reserva-se o direito de recusar trabalhos submetidos que não estejam em conformidade com os padrões descritos em suas políticas; 
    12. Declaro(amos) que a identificação de autoria deste manuscrito não está declarada no arquivo de texto que será submetido aos pares; 
    13. Declaro(amos) que revisei(amos) e aceito(amos) todas as políticas da revista e concedo(emos) o tratamento e a disponibilidade de dados pessoais, concordo(amos) com as regras de autoria e coautoria, com o tratamento de imagens, com  as regras de conduta e demais orientações descritas no site e nos manuais da revista;
    14. Declaro(amos) que o trabalho submetido não se utilizou de pesquisa com seres humanos.
    15. Autorizo(amos) o depósito das obras submetidas no Quelle Repositório Institucional Fabapar.

Clique aqui e acesse o manual de normas de submissão.
Clique aqui para ter acesso ao template de artigos.

Artigos

Condições gerais de avaliação para artigos:

Os textos devem se inserir ou se relacionar com uma das áreas da Teologia, compreendendo um dos seguintes eixos:

Eixo 1: História da Teologia

Eixo 2: Teologia moral

Eixo 3: Teologia sistemática

Eixo 4: Teologia pastoral 

Eixo 5: Teologia bíblica 

Eixo 6: Teologia prática

  • Pesquisa orientada conforme os objetivos do periódico e as áreas temáticas;
  • Atualidade e relevância do referencial de apoio no tema definido para estudo;
  • Definição e aplicação apropriada de metodologia(s);
  • Análise dos fatos, opiniões e procedimentos relativos à(s) abordagem(ns);
  • Discussão das evidências encontradas e suas implicações;
  • Estrutura clara e coerente;
  • Alinhamento às normas de referência e citação vigentes conforme padrões da revista;
  • Alinhamento às orientações a todas as regras de submissão;
  • Alinhamento com os critérios de avaliação por pares conforme  as instruções aos avaliadores determinadas pelo Conselho editorial.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os trabalhos submetidos para as seções de artigos serão avaliados da seguinte forma:

Primeira Etapa 

O Editor-Chefe fará a primeira avaliação do manuscrito com base nas diretrizes para autores, na política de ética e integridade da pesquisa e no foco e escopo da revista.

Segunda Etapa 

Os manuscritos que passam pela  primeira revisão são enviados a dois revisores independentes, conforme especialização de cada campo em particular.

Pareceres: os pares deverão emitir pareceres às 24 perguntas enviadas, respondendo: insatisfatório, em termos, satisfatório, muito satisfatório. Todas as respostas seguem o processo diretamente no sistema OJS. Em caso de controvérsia entre os avaliadores, o manuscrito é submetido a um terceiro avaliador;

Quando os manuscritos não atenderem aos padrões estabelecidos, a decisão pode ser "Aceitar envio", "Revisões necessárias", "Enviar para revisão" ou "Rejeitar envio". 

A revista adota o sistema de revisão por pares  duplo-cego (double-blind) com as seguintes diretrizes:

  • Número mínimo de avaliadores: dois;
  • Tempo para a conclusão da avaliação de um manuscrito: primeira etapa (até 14 dias); segunda etapa (até 21 dias).

Entrevista

ENTREVISTA

Às entrevistas seguem a seguinte orientação:

  • entrevistados: convite a pesquisadores reconhecidos pelo trabalho com metodologias, técnicas ou, ainda, temas inovadores de interesse da área teológica e áreas que dialogam com a Teologia; 
  • definição dos convidados: o Conselho Editorial da Revista definirá os convidados; 
  • elaboração de perguntas da entrevista: são elaboradas pelo Conselho Editorial da revista;
  • apêndices da entrevista: foto e minicurrículo do entrevistado preferencialmente com ORCID.

Resenha

Aceita a submissão de resumos informativos de livros continuamente, com temas relacionados a pesquisas que envolvam aspectos teológicos e áreas que dialogam com ela, com foco na linha editorial do periódico. Devem ter entre 150 a 500 palavras. O formato e a apresentação de texto seguem informações conforme orientações de templates.

Comunicações

As comunicações são palestras (ou parte de palestras) proferidas em eventos acadêmicos, assim como resumos expandidos de palestras. Os textos devem ter entre 1 página e, no máximo, 10 páginas. As comunicações não serão avaliadas por pares, mas seguirão as seguintes condições gerais de avaliação, a ser realizada por um dos editores da revista:

  • Atualidade e relevância do assunto;
  • Alinhamento às normas da revista;
  • Alinhamento às orientações de todas as regras de submissão.

Política de Privacidade

As informações pessoais como nomes e endereços coletados pelo software poderão ser arquivadas de forma permanente e utilizadas para estudos métricos sob a responsabilidade das equipes envolvidas com a avaliação da revista. Eventualmente alguns dados poderão ser divulgados em forma de publicações  técnicas/científicas, porém sempre com cuidado para não identificar os envolvidos individualmente, assim como não serão publicadas e compartilhadas informações individuais.