OS ASPECTOS ARTÍSTICOS DA CELEBRAÇÃO DE NATAL NO ANO DE 2024 DAS IGREJAS BATISTAS BRASILEIRAS
Palavras-chave:
natal, batistas, arte, celebraçãoResumo
É possível mensurar as celebrações de natal realizadas pelas igrejas batistas brasileiras, principalmente nos aspectos que envolvem a utilização das artes? A fim de encontrar respostas a esta pergunta, este artigo tem por objetivo identificar os aspectos artísticos que envolveram as celebrações de natal das igrejas batistas brasileiras no ano de 2024; aspectos estes como: o dia e o formato da celebração, a utilização do canto coral, da orquestra, da dança e do teatro, assim como a forma da execução instrumental, as cantatas executadas e suas respectivas editoras musicais. A metodologia adotada foi a entrevista através de um formulário online que envolveu músicos, regentes e líderes musicais vinculados a AMBB - Associação dos Músicos Batistas Brasileiros; os dados coletados foram analisados em uma abordagem quantitativa e qualitativa tanto no âmbito geral dos dados como em recortes regionais.
Referências
HEIN, Carlos. O Natal é uma festa cristã? Disponível em: https://www.adventistas.org/pt/espiritodeprofecia/o-natal-e-uma-festa-crista/. Acesso em: 09 de janeiro de 2025.
Por que as Testemunhas de Jeová não comemoram o Natal? Disponível em: https://www.jw.org/pt/testemunhas-de-jeova/perguntas-frequentes/por-que-nao-comemoram-natal/. Acesso em: 09 de janeiro de 2025.
PORTELA, Solano. A celebração de Natal e os reformadores protestantes. Disponível em: https://www.icp.com.br/df94materia1.asp. Acesso em: 09 de janeiro de 2025.
QUEIRÓS, Nuno Duarte da Silva. Sol Iustitiae: a celebração do Natal numa perspectiva genética. Humanística e Teologia, 2015. pg. 113 - 142
VEIGA, Edison. Por que alguns cristãos não celebram o Natal? Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c785mp7k0z3o. Acesso em: 09 de janeiro de 2025.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Samuel Barros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores têm permissão para depositar seus trabalhos em páginas pessoais, repositórios e/ou portais institucionais após (pós-print) a publicação na Revista.
No depósito de trabalhos com múltipla autoria o depositário garante a obtenção de todas as permissões de direito autoral de outros autores para a submissão.
A revista permite que os autores depositem o artigo com o mesmo formato do editor em um repositório institucional e em repositórios não comerciais, publicar em um livro, postar em blogs e redes sociais pessoais (conforme o arquivo original publicado no periódicos), com um reconhecimento de sua publicação inicial neste periódico e informações bibliográficas completas (autores, título do artigo, título do periódico, volume, fascículo, páginas e link do DOI do artigo). O artigo deve conter também o tipo de licença atribuída para publicação no periódico.
A revista é uma publicação de Acesso Aberto, todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Todos podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, vincular os textos completos dos artigos e demais escrito, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a Licenças Creative Commons 4.0, Sete Licenças Creative Commons BY, NC, ND, utilizada pela revista. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).