O CONFLITO ENTRE A CARNE E O ESPÍRITO EM GÁLATAS 5: UMA ANÁLISE SOBRE A LUTA INTERIOR DO CRISTÃO
Palavras-chave:
Obras da carne, fruto do espíritoResumo
Este artigo tem por objetivo discorrer sobre o conflito entre a carne e o espírito, com ênfase na carta do Apóstolo Paulo aos Gálatas, onde simboliza a batalha interna do cristão em sua trajetória de fé. E uma vez compreendido sobre as obras da carne e o fruto do Espírito, dá-se início a importância da santificação, que é vital para todos os cristãos, pois, frequentemente somos tentados a pensar que a santificação é apenas um chamado para pastores, bispos e dirigentes de religiões. No entanto, a realidade é que Deus convoca todos os indivíduos a uma existência de santidade, e para adentrarmos no processo de santificação vem a renúncia ao pecado, onde trataremos sobre o duelo entre carne e espírito e a batalha espiritual na vida do cristão, e ao final deste artigo, o leitor terá uma visão mais abrangente sobre o tema.
Referências
BARCLAY, William. As obras da carne e o fruto do Espírito. São Paulo: Editora Vida Nova, 2009.
BEBAL Júlio. Curados e Modelados para a Santidade. Cajamar, SP: Canção Nova, 2015.
BEVERE John. O Temor do Senhor. Rio de Janeiro: Edilan, 2015.
BEVERE John. A Isca de Satanás. Rio de Janeiro: Editora Luz as Nações 2023.
BEVERE John. Kriptonita. Rio de Janeiro: Editora Luz as Nações Ltda, 2017.
BIBLIA KING JAMES. 1611, Niterói/RJ, 6ª Edição, abril 2022.
BÍBLIA. Português. Bíblia on-line. Versão NVI. 2014. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/nvi>. Acesso em: 04 de novembro
de 2024.
CRUZ NETO, Manoel Alves da. Vocação a Santidade. Quixeramobim: UNIQ, 2022.
FERREIRA, Joel Antonio. Gálatas, a epístola da abertura de fronteiras. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
OWEN John. Para vencer o pecado e a tentação. São Paulo/SP: Editora Cultura Cristã, 2019.
PACKER James Innell. A Redescoberta da Santidade. São Paulo/SP: Editora Cultura Cristã, 1992.
PIPER John. Plena satisfação em Deus: Deus glorificado e a alma satisfeita. São José dos Campos: Editora Fiel, 2018.
RYLE J.C. Santidade sem a qual ninguém verá ao Senhor, São José dos Campos: Editora Fiel, 2002.
SANTOS, J. R. Cardoso dos. A cruz de Cristo: o ponto de partida no processo de santificação do cristão. Goiânia/GO, Vox Faifae: Revista
de Teologia da Faculdade FASSEB, v. 9, n. 1, 2019.
SUBIRÁ Luciano. O impacto da santidade. Curitiba: Editora Orvalho, 2018.
TSU, Sun. A arte da guerra. Barueri: Editora Novo Século, 2015.
WILKINSON Bruce H. Santidade Pessoal em tempos de tentação.São Paulo: Mundo Cristão, 2002.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 LUCIANO SALVIATO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores têm permissão para depositar seus trabalhos em páginas pessoais, repositórios e/ou portais institucionais após (pós-print) a publicação na Revista.
No depósito de trabalhos com múltipla autoria o depositário garante a obtenção de todas as permissões de direito autoral de outros autores para a submissão.
A revista permite que os autores depositem o artigo com o mesmo formato do editor em um repositório institucional e em repositórios não comerciais, publicar em um livro, postar em blogs e redes sociais pessoais (conforme o arquivo original publicado no periódicos), com um reconhecimento de sua publicação inicial neste periódico e informações bibliográficas completas (autores, título do artigo, título do periódico, volume, fascículo, páginas e link do DOI do artigo). O artigo deve conter também o tipo de licença atribuída para publicação no periódico.
A revista é uma publicação de Acesso Aberto, todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Todos podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, vincular os textos completos dos artigos e demais escrito, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a Licenças Creative Commons 4.0, Sete Licenças Creative Commons BY, NC, ND, utilizada pela revista. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).