LITERATURA HEBRAICA
A FORMAÇÃO DA BÍBLIA HEBRAICA - UMA DISCUSSÃO SOBRE O USO DO MÉTODO HISTÓRICO-CRÍTICO
Palavras-chave:
Bíblia, Teologia, Hermenêutica, Exegese, Interpretação, ProtestantismoResumo
Este artigo tem como objetivo demonstrar os métodos de pesquisas utilizados nas pesquisas dos textos bíblicos, com foco especial na metodologia histórico-crítica sob a interpretação dos textos a Bíblia Hebraica, conhecido pelos protestantes, que é o grupo primário do qual o artigo se aplica, como Antigo Testamento. A ideia é demonstrar que os métodos estão para uma maior contribuição da interpretação dos textos bíblicos em aproximação com o que a tradição já utiliza com a hermenêutica e exegese, deixando assim, um consenso que ambas as metodologias, histórico-crítico e hermenêutica bíblica, possam ser utilizadas juntamente para a compreensão dos citados textos, e não somente destes, mas para toda a extensão da Bíblia Sagrada, trazendo uma uniformidade de conceitos para pastores, teólogos e ingressantes no estudo de Teologia, seja pela academia ou para institutos de curso livre de igrejas protestantes. Apesar de o público-alvo realmente ser o protestantismo, não impede de que outras áreas da Teologia como a católica ou a judaica também façam uso deste artigo.
Referências
BRIGHT, John. História de Israel. São Paulo: Editora Paulus, 2014.
GOTTAWALD, Norman K. Introdução Socio literária à Bíblia Hebraica. São Paulo: Editora Paulinas, 1997. p.19-45.
HARRISON, R. K. Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo: Editora Vida Nova, 2001.
HAYKIN, Michael A. G. Redescobrindo os Pais da Igreja: Quem eles eram e como mudaram a Igreja. São José dos Campos: Editora Fiel, 2012. p. 99-101.
KOESTER, Helmut. Introdução ao Novo Testamento: História, Cultura e Religião do período Helenístico. São Paulo: Editora Paulus, 2005. p. 25-28.
LOHFINK, Gerhard. Agora entendo a Bíblia: Para você entender a Crítica das Formas. São Paulo: Editora Paulinas, 1978. p. 36-38.
McGRATH, A. Teologia sistemática, histórica e filosófica: uma introdução à teologia cristã. São Paulo: Shedd Publicações, 2010. p.387-534.
PELLEITER, Anne-Marie. Bíblia e Hermenêutica hoje. São Paulo: Edições Loyola, 2004. p.55-62.
TILLICH, P. História do Pensamento Cristão. São Paulo: ASTE, 2015. p.266.
WENHAM, Gordon J. O Pentateuco: Introdução e Comentário. São Paulo: Editora Vida Nova, 2014.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 MARCOS VINICIUS CAVALCANTE CORREIA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores têm permissão para depositar seus trabalhos em páginas pessoais, repositórios e/ou portais institucionais após (pós-print) a publicação na Revista.
No depósito de trabalhos com múltipla autoria o depositário garante a obtenção de todas as permissões de direito autoral de outros autores para a submissão.
A revista permite que os autores depositem o artigo com o mesmo formato do editor em um repositório institucional e em repositórios não comerciais, publicar em um livro, postar em blogs e redes sociais pessoais (conforme o arquivo original publicado no periódicos), com um reconhecimento de sua publicação inicial neste periódico e informações bibliográficas completas (autores, título do artigo, título do periódico, volume, fascículo, páginas e link do DOI do artigo). O artigo deve conter também o tipo de licença atribuída para publicação no periódico.
A revista é uma publicação de Acesso Aberto, todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Todos podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, vincular os textos completos dos artigos e demais escrito, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a Licenças Creative Commons 4.0, Sete Licenças Creative Commons BY, NC, ND, utilizada pela revista. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).