O CONTRASTE ENTRE PURO E IMUNDO EM AÇÕES PARABÓLICAS DE JESUS REGISTRADAS EM MARCOS 7

Autores

  • Thiago Luís Menillo FABAPAR

Palavras-chave:

teologia bíblica, interpretação, Marcos 7, método histórico-gramatical, purificação, tradição religiosa

Resumo

O presente artigo, intitulado "O contraste entre puro e imundo em ações parabólicas de Jesus registradas em Marcos 7", busca saber quais relações entre os conceitos de puro e imundo podemos encontrar nas ações de Jesus registradas em Mc 7, mediante a exegese do texto a partir do método histórico-gramatical. Utilizando o referido método, o estudo inclui a visão geral do texto, a delimitação das perícopes, contextualização histórica e cultural, além de análises léxica, literária e teológica. Portanto, o objetivo geral é relacionar os sentidos de puro e imundo nas ações parabólicas de Jesus contidas no trecho bíblico abordado. Especificamente, busca-se analisar as perícopes sob os citados aspectos histórico, cultural, literário e teológico; identificar as linhas de raciocínio nos diálogos e ações de Jesus e contrastar as definições de pureza e impureza na perspectiva cristã e na tradição judaica. Ao final, o leitor será levado a compreender aspectos do processo de santificação estabelecido por Jesus em sua missão de purificar e incluir povos separados da antiga aliança numa nova comunidade de fé.

Referências

BARCLAY, William. Comentario al Nuevo Testamento Vol. 3: Marcos. Barcelona: Editorial CLIE 489, 2009.

BECK, David R. Pedro: proclamando o Evangelho no poder do Espirito. In FREST, Benjamin K et al. A história da pregação: dos apóstolos aos revivalistas, v.1. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2020. p. 51-70.

BIBLE Hub. Disponível em: <https://biblehub.com/>.

DANIEL-ROPS, Henri. A vida diária nos tempos de Jesus. 3 ed. São Paulo: Vida Nova, 2008.

EUSÉBIO de Cesareia. História Eclesiástica. São Paulo: Novo Século, 2002.

GINGRICH, W.; DANKER, W. F. Léxico do Novo Testamento grego-português. São Paulo: Vida Nova, 1984.

GLADD, Benjamin. Marcos. In KRUGER, Michael J.(ed.). Introdução bíblico-teológica ao Novo Testamento. São José dos Campos: Editora Fiel, 2023.

KUNZ, Claiton André. Exegese do Novo Testamento a partir do método histórico-gramatical. Revista Batista Pioneira, vol. 4, n. 1, p. 11-38, jun. 2015.

SCHOLZ, Vilson. Novo Testamento interlinear grego-português. Barueri: SBB, 2019.

SILVA, Cássio Murilo Dias da. Metodologia de exegese bíblica. 3 ed. São Paulo: Edições Paulinas, 2000.

STEIN, Robert H. Marcos: comentário exegético. São Paulo: Vida Nova, 2022.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Edição

Seção

Artigos

Categorias