OS ENLUTADOS SERÃO CONSOLADOS (MT 5:4)?
ESTRATÉGICAS BÍBLICO-TANATOLÓGICAS PARA O CUIDADO COMPASSIVO NA IGREJA LOCAL
Palavras-chave:
Luto, Poimênica, Tanatologia, Teologia Pastoral, Teologia Prática, Teologia do SofrimentoResumo
Este artigo busca responder à pergunta: como a igreja local pode oferecer um suporte eficaz aos enlutados, combinando os ensinamentos bíblicos com o conhecimento técnico da Tanatologia? O objetivo é investigar e apresentar práticas eficazes para promover o cuidado do enlutado na comunidade religiosa. Utilizando uma abordagem do método hipotético dedutivo de base lógica, a pesquisa examina as práticas existentes, revisa a literatura especializada e propõe estratégias para acolher o enlutado de forma compassiva e empática. Os resultados destacam a importância do engajamento ativo dos líderes e membros da igreja na implementação de uma cultura de acolhimento e apoio ao luto. Recomenda-se investir em treinamento, recursos e práticas que promovam a compaixão, visando fortalecer o papel da igreja como agente de acolhimento e esperança no luto.
Referências
ADAM, J. C.; REBLIN, I. A.; SALDANHA, M. Igreja Em Rede e Liturgia Online, É Possível? Estudos Teológicos, v. 60, n. 2, p. 598-609, maio/ago. 2020.
BOWLBY, J. Uma Base Segura: Aplicações Clínicas da Teoria do Apego. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
CALVINO, J. Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses. São José dos Campos: Editora FIEL, 2010.
CASELLATO, G. et al. O resgate da empatia: Suporte psicológico ao luto não reconhecido. São Paulo: Summus Editorial, 2015.
CEARA - CENTRO DE ACONSELHAMENTO RESTAURAÇÃO E APOIO (2024). Ministério de Luto 11Km Para Emaús, Curitiba, Primeira Igreja Batista de Curitiba. Disponível em: https://pibcuritiba.org.br/aconselhamento-luto/. Acesso em: 21 de maio de 2024.
DEVINE, M. Tudo bem não estar tudo bem: Vivendo o luto e a perda em um mundo que não aceita o sofrimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
FERNANDES, U. M. Notas sobre sofrimento, dor, respeito, compaixão e medo na Análise do Discurso Ecossistêmica. Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem, v. 07, n. 01 p. 43–53, janeiro 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/36698. Acesso em: 20 de março de 2024.
FRANCO, M. H. P. O luto no século 21: Uma compreensão abrangente do fenômeno. São Paulo: Summus Editorial, 2021.
FUKUMITSU, K. O. Sobreviventes enlutados por suicídio: Cuidados e intervenções. São Paulo: Summus Editorial, 2019.
GOOD SHEPERD CHURCH (2024), Grief Support Ministry, Naperville. Disponível em: https://www.goodshepherd-naperville.org/connect/care-prayer/grief-support-ministry/. Acesso em: 19 de maio de 2024.
JONES, M. O Conhecimento de Cristo. Brasília: Editora Monergismo, 2018.
JÚNIOR, J Abrace Sua Dor: como elaborar o luto. Maringá: Massoni, 2021.
KELLER, T. Caminhando com Deus em meio à dor e ao sofrimento. São Paulo: Vida Nova, 2016.
KIBUUKA, B. G. L.; RODRIGUES, C. J. Coleção a Patrística: Pais Apostólicos. São Paulo: Fonte Editorial, 2021.
KOVACS, M. J. Morte e Desenvolvimento Humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.
KOVACS, M. J. Educação para Morte. Psicologia Ciência e Profissão, v. 25, n. 3, p. 484-497, São Paulo 2005.
KOVÁCS, M. J. Desenvolvimento da Tanatologia: estudos sobre a morte e o morrer. Paidéia, v. 18, n. 41, p. 457-468, São Paulo 2008.
LUZ, R. Luto é outra palavra para falar de amor. São Paulo: Ágora, 2021.
LOPES, H. D. Marcos: o evangelho dos milagres. São Paulo: Hagnos, 2012.
LOPES, H. D. Mateus: Jesus, o Rei dos reis. São Paulo: Hagnos, 2019.
MALDONADO, J Crises e Perdas na Família: consolando os que sofrem. Viçosa: Ultimato, 2005.
MCCOWN, W. G. Dicionário de Ética Cristã. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2007.
NASSIFF, N Sorrir Outra Vez: Vivenciando o Desfilhamento. Bragança Paulista: Autor da Fé, 2023.
PARKES, C. M. Luto: estudos sobre a perda na vida adulta. São Paulo: Summus Editorial, 1998.
PIRAGINE JÚNIOR, P. Estou sofrendo: Deus tem respostas para o sofrimento humano. Curitiba: Águas Profundas, 2021.
SADDLEBACK CHURCH (2024), Grief Support Ministry. Saddleback Church, Anaheim. Disponível em: https://saddleback.com/connect/ministry/grief-support. Acesso em: 19 de maio de 2024.
SOARES, E. G. B.; MAUTONI, M. A. DE A. G. Conversando sobre o luto. São Paulo: Editora Agora, 2013.
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. Bíblia Sagrada ARC - Almeida Revista e Corrigida: Com notas de tradução e referências cruzadas. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2010.
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. Bíblia: Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2015.
STROEBE, M.; SCHUT, H. The Dual Process Model of Coping with Bereavement: A Decade Later. Omega - Journal of Death and Dying, v. 61, n. 4, p. 269–271, Utrecht 2010. Acesso em: 1 de junho de 2024.
TV MARINGA. (2021, 10 de setembro). Pastor Jacó Júnior fala sobre seu livro “Abrace sua dor”, Como Elaborar o luto, que será lançado no domingo dia 12 de Setembro. Paraná Notícias. Disponível em: https://www.facebook.com/carlosfenille/videos/pastor-jac%C3%B3-j%C3%BAnior-fala-sobre-seu-livro-abrace-sua-dor-como-elaborar-o-luto-que-/566419391150674/. Acesso em: 27 de maio de 2024.
WORDEN, J. W. Aconselhamento do Luto e Terapia do Luto: um manual para profissionais da saúde mental. São Paulo: Roca, 2013.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Leonardo de Andrade Alves de Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores têm permissão para depositar seus trabalhos em páginas pessoais, repositórios e/ou portais institucionais após (pós-print) a publicação na Revista.
No depósito de trabalhos com múltipla autoria o depositário garante a obtenção de todas as permissões de direito autoral de outros autores para a submissão.
A revista permite que os autores depositem o artigo com o mesmo formato do editor em um repositório institucional e em repositórios não comerciais, publicar em um livro, postar em blogs e redes sociais pessoais (conforme o arquivo original publicado no periódicos), com um reconhecimento de sua publicação inicial neste periódico e informações bibliográficas completas (autores, título do artigo, título do periódico, volume, fascículo, páginas e link do DOI do artigo). O artigo deve conter também o tipo de licença atribuída para publicação no periódico.
A revista é uma publicação de Acesso Aberto, todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Todos podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, vincular os textos completos dos artigos e demais escrito, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a Licenças Creative Commons 4.0, Sete Licenças Creative Commons BY, NC, ND, utilizada pela revista. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).