DECLARAÇÃO TEOLÓGICA DE BARMEN
BREVE ANÁLISE DESSA DECLARAÇÃO EM SEU PAPEL REPRESENTATIVO COMO RESPOSTA AO MOVIMENTO DE COOPTAÇÃO DA IGREJA CRISTÃ NA ALEMANHA PELO REGIME NAZISTA.
Palavras-chave:
Declaração de Barmen, Nazismo, Igreja Cristã, CooptaçãoResumo
O presente artigo propõe uma análise da Declaração de Barmen, documento elaborado e apresentado após reunião do Primeiro Sínodo Confessional da Igreja Evangélica Alemã, que visava prover orientação para os cristãos Alemães sobre a necessidade de unidade da Igreja na Alemanha, rechaçando todas as tentativas encabeçadas pelo regime nazista de cooptar essa Igreja, tornando-a um órgão do Estado, ou seja, uma instância de legitimação desse Estado nazista. As teses dessa Declaração evidenciam de forma clara como o nazismo tentou cooptar a Igreja Cristã na Alemanha e buscam refletir sobre os razoáveis e necessários limites da relação entre poder temporal e religioso.
Referências
CHEVITARESE, André Leonardo; JUSTI, Daniel Brasil. O Jesus Ariano: O imaginário e as concepções historiográ cas do Jesus histórico
na Alemanha Nazista. Horizonte, Belo Horizonte, v. 15, n. 45, p. 188-205, jan./mar. 2017.
EVANS, Richard J. Terceiro Reich na história e na memória. São Paulo: Planeta doBrasil, 2018.
MAGALHÃES FILHO, Glauco Barreira. Protestantismo, Estado de Direito e Totalitarismo. R. Faculdade de Direito. Fortaleza, v. 34, n. 1,
p. 157-173, jan./jun. 2013.
FERREIRA, Franklin. A Igreja Confessional Alemã e a “Disputa pela Igreja” (1933-1937). Fides Reformata, v. XV, n. 1, p. 9-36, 2010.
LUTZER, Erwin W. A Cruz de Hitler: como a Cruz de Cristo foi usada para promover a ideologia Nazista. São Paulo: Editora Vida, 2003.
RICHARD, Lionel. A República de Weimar (1919-1933). São Paulo: Editora Cia das Letras, 1988.
SILVA, Julio César Silveira Da. Karl Barth: um chamado Cristão a desobediência civil. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Curso de pós-graduação em Ciências da Religião, PUC-SP, São Paulo, 2011.
STEIGMANN-GALL, Richard. O Santo Reich: concepções Nazistas do Cristianismo, 1919-1945. Rio de Janeiro: Editora Imago, 2004.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Rodrigo Alves Madureira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores têm permissão para depositar seus trabalhos em páginas pessoais, repositórios e/ou portais institucionais após (pós-print) a publicação na Revista.
No depósito de trabalhos com múltipla autoria o depositário garante a obtenção de todas as permissões de direito autoral de outros autores para a submissão.
A revista permite que os autores depositem o artigo com o mesmo formato do editor em um repositório institucional e em repositórios não comerciais, publicar em um livro, postar em blogs e redes sociais pessoais (conforme o arquivo original publicado no periódicos), com um reconhecimento de sua publicação inicial neste periódico e informações bibliográficas completas (autores, título do artigo, título do periódico, volume, fascículo, páginas e link do DOI do artigo). O artigo deve conter também o tipo de licença atribuída para publicação no periódico.
A revista é uma publicação de Acesso Aberto, todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Todos podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, vincular os textos completos dos artigos e demais escrito, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a Licenças Creative Commons 4.0, Sete Licenças Creative Commons BY, NC, ND, utilizada pela revista. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).