DECLARAÇÃO TEOLÓGICA DE BARMEN

BREVE ANÁLISE DESSA DECLARAÇÃO EM SEU PAPEL REPRESENTATIVO COMO RESPOSTA AO MOVIMENTO DE COOPTAÇÃO DA IGREJA CRISTÃ NA ALEMANHA PELO REGIME NAZISTA.

Autores

  • Rodrigo Alves Madureira Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Palavras-chave:

Declaração de Barmen, Nazismo, Igreja Cristã, Cooptação

Resumo

O presente artigo propõe uma análise da Declaração de Barmen, documento elaborado e apresentado após reunião do Primeiro Sínodo Confessional da Igreja Evangélica Alemã, que visava prover orientação para os cristãos Alemães sobre a necessidade de unidade da Igreja na Alemanha, rechaçando todas as tentativas encabeçadas pelo regime nazista de cooptar essa Igreja, tornando-a um órgão do Estado, ou seja, uma instância de legitimação desse Estado nazista. As teses dessa Declaração evidenciam de forma clara como o nazismo tentou cooptar a Igreja Cristã na Alemanha e buscam refletir sobre os razoáveis e necessários limites da relação entre poder temporal e religioso.

 

Referências

CHEVITARESE, André Leonardo; JUSTI, Daniel Brasil. O Jesus Ariano: O imaginário e as concepções historiográ cas do Jesus histórico

na Alemanha Nazista. Horizonte, Belo Horizonte, v. 15, n. 45, p. 188-205, jan./mar. 2017.

EVANS, Richard J. Terceiro Reich na história e na memória. São Paulo: Planeta doBrasil, 2018.

MAGALHÃES FILHO, Glauco Barreira. Protestantismo, Estado de Direito e Totalitarismo. R. Faculdade de Direito. Fortaleza, v. 34, n. 1,

p. 157-173, jan./jun. 2013.

FERREIRA, Franklin. A Igreja Confessional Alemã e a “Disputa pela Igreja” (1933-1937). Fides Reformata, v. XV, n. 1, p. 9-36, 2010.

LUTZER, Erwin W. A Cruz de Hitler: como a Cruz de Cristo foi usada para promover a ideologia Nazista. São Paulo: Editora Vida, 2003.

RICHARD, Lionel. A República de Weimar (1919-1933). São Paulo: Editora Cia das Letras, 1988.

SILVA, Julio César Silveira Da. Karl Barth: um chamado Cristão a desobediência civil. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Curso de pós-graduação em Ciências da Religião, PUC-SP, São Paulo, 2011.

STEIGMANN-GALL, Richard. O Santo Reich: concepções Nazistas do Cristianismo, 1919-1945. Rio de Janeiro: Editora Imago, 2004.

Downloads

Publicado

2025-05-21

Edição

Seção

Artigos

Categorias