VIVER EM ALEGRIA

IMPERATIVO OU ESCOLHA PESSOAL?

Autores

  • Nelson Cardoso da Silva Junior Fabapar Faculdades Batista do Paraná

Palavras-chave:

Alegrar-se, Preocupação, Oração

Resumo

 No mundo atual existe um forte apelo para a satisfação pessoal. A promessa é de que o ter, possuir e adquirir está intimamente ligado às emoções, produzindo efeito que irá se traduzir em alegria e paz. A carta de Paulo dirigida aos Filipenses no capítulo 4.4-7 é especialmente valiosa e de grande importância tendo em vista que o apóstolo que a escreve é um homem provado em muitas dores, perseguições, privações, prisões injustas, sofrimentos físicos e necessidades materiais. Apesar desse histórico aparentemente desfavorável, Paulo em sua carta faz menção do sentimento de alegria e suas repercussões. Escreve o apóstolo um imperativo, uma ordem a ser obedecida? Seria uma recomendação que estaria sujeita a uma escolha pessoal? O presente artigo parte do pressuposto que sim, o texto de Paulo trata-se de uma ordem direta com desdobramentos importantes e significativos. Por meio do método bibliográfico básico se buscará evidenciar a hipótese abordada.

Referências

BÍBLIA. Português. Bíblia Nova Almeida Atualizada. São Paulo: SBB, 2017.

HAHN, EBERHARD. Carta aos Efésios, Filipenses e Colossenses: comentário esperança. 1. ed. Curitiba: Editora Evangélica Esperança, 2006.

LAWSON, Steven J. Filipenses para você. 1. ed. São Paulo: Vida Nova, 2019.

MARTIN, Ralph P. Filipenses: introdução e comentário. 1. ed. São Paulo: Vida Nova, 1985.

SHEDD, Russel Philip. Alegrai-vos no Senhor: uma exposição de Filipenses. 1. ed. São Paulo: Vida Nova, 1984.

WRIGHT, Nicolas Thomas. Paulo para todos: cartas da prisão: Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemon. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2020.

Downloads

Publicado

2025-04-16

Edição

Seção

Artigos

Categorias