O ARREPENDIMENTO E A VIDA CRISTÃ
INTERPRETAÇÃO CANÔNICA DE LUCAS 5.27-32
Palavras-chave:
Arrependimento, Mudança, Jesus, Vida Cristã, LucasResumo
Este artigo é um estudo sobre o arrependimento em Lucas 5.27-32 sob a abordagem canônica. O objetivo é esclarecer o significado do texto e de arrependimento aplicado a vida cristã. Neste é estudado o contexto histórico, literário e teológico, a fim de apresentar aos leitores a interdependência entre arrependimento e vida cristã. Em tempos em que movimentos ditos cristãos apresentam um evangelho sem a pregação do arrependimento, um estudo sobre o tema se faz relevante para apresentar que o arrependimento não só faz parte da vida cristã, como não há sentido em falar nesse estilo de vida sem que haja arrependimento. O artigo é estabelecido sob uma pesquisa bibliográfica que conta principalmente com comentários bíblicos, periódicos e Bíblias de estudo. Não há a pretensão de um estudo exaustivo ou definitivo, contudo, o exposto pode auxiliar a rechaçar certos discursos de igrejas e influenciadores digitais que pregam um evangelho sem arrependimento, levando assim, a um evangelho divergente do ensino bíblico. Assim, neste estudo, foi constatada a impossibilidade de viver uma vida cristã nos moldes bíblicos tradicionais sem que haja arrependimento, ou seja, mudança de comportamento.
Referências
BARCLAY, Willian. The Gospel of Luke: The Daily Study Bible. Glasgow: The Saint Andrew Press, 1973.
BÍBLIA. Português. Bíblia Estudo NVI. São Paulo, Editora Vida, 2003.
BOOR, Werner de. Comentário Esperança: Atos dos Apóstolos. Curitiba: Editora Evangélica Esperança, 2003.
BRATCHER, Roberto G; SCHOLZ, Vilson. Comentários SBB para exegese e tradução - Lucas versículo a versículo. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2013. Versão digital.
CARSON, D. A; MOO, Douglas J e MORRIS, Leon. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo, Vida Nova, 1997.
COMBLIN, José. Comentário Bíblico do Novo Testamento: Atos dos Apóstolos. Volume I: 1 – 12. São Leopoldo: Sinodal, 1978.
COMENTÁRIO BÍBLICO BROADMANN. Lucas e João. Novo Testamento 2, Volume 9. Rio de Janeiro: JUERP, 1983.
DANKER, Frederick W. Léxico do Novo Testamento: Grego-português. São Paulo: Vida Nova, 2015.
GINGRICH, F. Wilbur. Léxico do Novo Testamento Grego / Português. São Paulo: Vida Nova, 1993.
HENDRIKSEN, Willian. Comentário do Novo testamento, Exposição do Evangelho de Lucas. Vol. 1. 2ª Ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2014.
HOLLADAY, Willian L. Léxico: Hebraico e Aramaico do Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2010.
HORTON, Stanley M. O livro de Atos. São Paulo: Editora Vida, 1983.
RIENECKER, Fritz. Evangelho de Lucas: Comentário Esperança. Curitiba: Editora Evangélica Esperança, 2005.
SCHÖKEL, L. Alonso; DIAZ, J. L. Sicre. Grande comentário Bíblico: Profetas II. São Paulo: Paulus, 2002.
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL (SBB). Novo testamento Interlinear grego-português. Versão Almeida Revista Atualizada e Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2004.
TAYLOR, Jonh B. Ezequiel: Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 2008.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 WESLLEY SCARPINI

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores têm permissão para depositar seus trabalhos em páginas pessoais, repositórios e/ou portais institucionais após (pós-print) a publicação na Revista.
No depósito de trabalhos com múltipla autoria o depositário garante a obtenção de todas as permissões de direito autoral de outros autores para a submissão.
A revista permite que os autores depositem o artigo com o mesmo formato do editor em um repositório institucional e em repositórios não comerciais, publicar em um livro, postar em blogs e redes sociais pessoais (conforme o arquivo original publicado no periódicos), com um reconhecimento de sua publicação inicial neste periódico e informações bibliográficas completas (autores, título do artigo, título do periódico, volume, fascículo, páginas e link do DOI do artigo). O artigo deve conter também o tipo de licença atribuída para publicação no periódico.
A revista é uma publicação de Acesso Aberto, todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Todos podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, vincular os textos completos dos artigos e demais escrito, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a Licenças Creative Commons 4.0, Sete Licenças Creative Commons BY, NC, ND, utilizada pela revista. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).