PROCESSO DE LUTO, COVID-19 E A CONTEMPORANEIDADE
Palavras-chave:
Luto, Psicologia, Psicanálise, Pandemia, CovidResumo
A autora aplica esforços para aprofundar o tema luto a partir da perspectiva cristã sobre relatos encontrados na Bíblia e através da ciência Psicologia sob orientação Psicanalítica. Observa-se nas Escrituras alguns trechos que apresentam o processo de luto. Debruçando-nos nestes trechos e nos conceitos de Freud[1], poderemos contribuir com famílias enlutadas para a vivência mais elaborativa deste processo. O luto não se refere absolutamente à morte de uma pessoa, pode se referir à derrota, a separação geográfica, à perda de objetos, conclusão de ciclos. Neste artigo o foco está no processo de luto vivido no período da Covid-19[2] e suas representações na contemporaneidade.
[1] Sigmund Freud (1856-1939), austríaco, foi neurologista, psiquiatra e criador da Psicanálise como método para investigação dos processos inconscientes do psiquismo.
[2] Infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2.
Referências
BASAK, Jhuma. A dinâmica de uma violência passional na vida cotidiana. Revista Brasileira de Psicanálise, volume 57, n.1, 1899-203, 2023. São Paulo, SP.
BEVERE, John. Movido Pela Eternidade. Rio de Janeiro: Luz Às Nações, 2020.
BÍBLIA King James Atualizada. BV Books Editora, edição comemorativa dos 400
anos da Bíblia King James.
FREUD, Sigmund. Introdução ao Narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos. Edição Português. 1ª ed. São Paulo: Companhia das letras, 2010.
KELLER, Timothy. Caminhando com Deus em Meio à Dor e ao Sofrimento. São Paulo: Vida Nova, 2016.
KOPESKA, Marcos. Superando a Dor do Luto. Curitiba: A.D. Santos Editora, 2021.
KÜBLER-ROSS, Elizabeth. Sobre a Morte e o Morrer. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
LEWIS, C.S. A Anatomia de um Luto. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2021.
MIQUELETO, Maria Isabel. Inteligência artificial abre chance para “manter o contato” com quem já morreu. O Estado de S. Paulo, 25 de julho de 2021. Caderno Economia e Negócios, Link, B8.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Leda Higa Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores têm permissão para depositar seus trabalhos em páginas pessoais, repositórios e/ou portais institucionais após (pós-print) a publicação na Revista.
No depósito de trabalhos com múltipla autoria o depositário garante a obtenção de todas as permissões de direito autoral de outros autores para a submissão.
A revista permite que os autores depositem o artigo com o mesmo formato do editor em um repositório institucional e em repositórios não comerciais, publicar em um livro, postar em blogs e redes sociais pessoais (conforme o arquivo original publicado no periódicos), com um reconhecimento de sua publicação inicial neste periódico e informações bibliográficas completas (autores, título do artigo, título do periódico, volume, fascículo, páginas e link do DOI do artigo). O artigo deve conter também o tipo de licença atribuída para publicação no periódico.
A revista é uma publicação de Acesso Aberto, todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Todos podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, vincular os textos completos dos artigos e demais escrito, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a Licenças Creative Commons 4.0, Sete Licenças Creative Commons BY, NC, ND, utilizada pela revista. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).