ECOS DO ANTIGO TESTAMENTO NA NARRATIVA DA TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS EM LC 9:28-36
Palavras-chave:
Uso do AT no NT. Transfiguração de Jesus. Lucas 9:28-36. Exegese e Interpretação. Moisés e Elias.Resumo
O artigo em questão apresenta uma interpretação do Evangelho de Lucas 9.28-36, na perspectiva cristã, analisando Ecos do Antigo Testamento na transfiguração de Jesus. Tal leitura aponta para a presença de Moisés e Elias no monte como chave de interpretação para a vida de Jesus e dos discípulos presentes através do evento hiperfísico retratado. O presente artigo tem como objetivo responder à questão teológica a respeito da finalidade de Moisés e Elias no monte e os desdobramentos na vida de cada um dos personagens bíblicos envolvidos. Qual foi o papel desempenhado por Moisés e Elias no monte da transfiguração? Para se desenvolver o tema proposto, o artigo apresenta, em uma abordagem canônica, a análise de textos paralelos no Novo Testamento e os ecos do Antigo Testamento sobre a narrativa da transfiguração de Jesus, apontando para a verdade teológica desses importantes personagens do Antigo Testamento que se conectam com Jesus e os discípulos no monte. Resumidamente, eles demonstram e reforçam a ideia que em Jesus se cumpriu a Lei e os Profetas. A visão gloriosa de Jesus diante dos discípulos, de Moisés e de Elias, aponta também para a superioridade de Jesus.
Referências
BARCLAY, William. The Gospel of Mark. Edimburgo. St Andrews Press, 1955. Disponível em: https://files.comunidades.net/pastorpatrick/Mateus_Barclay.pdf. Acesso em 16 de julho, 2020.
BEALE, G.K. Manual do Uso do Antigo Testamento no Novo Testamento. São Paulo: Editora Vida Nova, 2013.
BÍBLIA. Versão Nova Almeida Atualizada. Barueri. SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
CARSON, D.A. O comentário de Mateus. São Paulo: Shedd Publicações, 2010.
COLE, R. Alan. Êxodo: Introdução e Comentário. São Paulo: Editora Vida Nova, 1980.
GUSSO, Antônio Renato. Panorama Histórico de Israel: Para estudantes da Bíblia. Curitiba: Editora A.D. Santos, 2006.
LOUW, Johannes P.; NIDA, Eugene. Léxico Grego Português do Novo Testamento baseado em domínios semânticos. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2013.
LUND, E; NELSON, P.C.; Hermenêutica: Princípios de Interpretação das Sagradas Escrituras. São Paulo: Editora Vida, 2007.
MORRIS, Leon. Lucas: Introdução e Comentário. São Paulo: Editora Vida Nova, 1983.
NEALE, David A. Novo Comentário Bíblico Beacon: Lucas 1-9. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2015.
OSBORNE, Grant R. Marcos: Série Comentário Expositivo. São Paulo: Vida Nova, 2019.
RYLE, J.C. Meditações no Evangelho de Lucas. Editora Fiel. São José dos Campos. SP: Editora Fiel. 2ª Edição, 2018.
SWINDOLL, Charles R. Elias, um homem de heroísmo e humildade. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2001.
THE GREEK NEW TESTAMENT. Sociedades Bíblicas Unidas. 4. Edição: Barueri, 1994.
THOMPSON, J.A. Deuteronômio: Introdução e Comentário. São Paulo: Editora Vida Nova, 1982.
VINE, W.E.; UNGER, Merril F.; WHITE JR, William. Dicionário Vine: O Significado Exegético e expositivo das palavras do Antigo e do Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editor Thomas Nelson Brasil, 2016
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2022 Miguel Olímpio Nicolau Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores têm permissão para depositar seus trabalhos em páginas pessoais, repositórios e/ou portais institucionais após (pós-print) a publicação na Revista.
No depósito de trabalhos com múltipla autoria o depositário garante a obtenção de todas as permissões de direito autoral de outros autores para a submissão.
A revista permite que os autores depositem o artigo com o mesmo formato do editor em um repositório institucional e em repositórios não comerciais, publicar em um livro, postar em blogs e redes sociais pessoais (conforme o arquivo original publicado no periódicos), com um reconhecimento de sua publicação inicial neste periódico e informações bibliográficas completas (autores, título do artigo, título do periódico, volume, fascículo, páginas e link do DOI do artigo). O artigo deve conter também o tipo de licença atribuída para publicação no periódico.
A revista é uma publicação de Acesso Aberto, todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Todos podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, vincular os textos completos dos artigos e demais escrito, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a Licenças Creative Commons 4.0, Sete Licenças Creative Commons BY, NC, ND, utilizada pela revista. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).