O LIVRO DE JÓ
SOFRIMENTO E SABEDORIA EM PERSPECTIVA
Palavras-chave:
Sabedoria, Sabedoria Humana, Sabedoria Divina, Sofrimento, JóResumo
O livro de Jó compõe os chamados livros de literatura sapiencial presentes na Bíblia. Neste livro, ao observar a dor de Jó, encontramos como temática principal, o questionamento acerca do sofrimento humano. Paralelamente a este tema, há também a pergunta sobre a sabedoria: quem é sábio? Os dois temas se entrelaçam em uma poesia hebraica profunda e bela que intenta desvendar os mistérios divinos acerca da dor. As tentativas de resposta para o sofrimento encontradas no livro de Jó passam por assuntos como a doutrina da retribuição e a submissão a Deus. O presente artigo possui como objetivo entender de que forma a sabedoria é apresentada no livro, e como a sabedoria humana busca responder à questão do sofrimento ao mesmo tempo que quer se provar de fato sábia. Por isso, analisaremos os discursos dos amigos de Jó, bem como as atitudes deste diante do sofrimento, e como tudo isso interage com as temáticas do livro e influenciam o relacionamento com Deus.
Referências
ARCHER JR., Gleason Leonard. Panorama do Antigo Testamento. 4 ed. São Paulo: Vida Nova, 2012.
ANDERSEN, Francis I. Jó: Introdução e comentário. 1 ed. São Paulo: Vida Nova, 1984.
CARSON, Donald Arthur; et al. Comentário Bíblico Vida Nova. 1 ed. São Paulo: Vida Nova, 2009.
CERESKO, Anthony R. A sabedoria no Antigo Testamento: espiritualidade libertadora. São Paulo: Paulus, 2004, p. 1-13,74-99.
COELHO, André. Redescobrindo sua Bíblia. 3 ed. Santo André: Geográfica, 2015.
DAY, Terry Jean; SMITH, Carol J. Manual essencial da Bíblia. Barueri, São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2015, p. 74-76.
DILLARD, Raymond B.; LONGMAN III, Tremper. Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2006, p. 189-200.
GOLDINGAY, John. Teologia bíblica: o Deus das escrituras cristãs. 1. ed. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2020, p. 88-144.
GUSSO, Antônio Renato. Os livros poéticos e sapienciais: Introdução fundamental e auxílios para a interpretação. Curitiba: AD Santos, 2012, p. 17-44.
JÓ. Português. In: Bíblia de estudos da Fé Reformada. 1. ed. SBB, Almeida Revista e Atualizada. São José dos Campos, São Paulo: Editora Fiel, 2021.
MACARTHUR, John. Manual Bíblico MacArthur: Gênesis à Apocalipse. 2. ed. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2019, p. 182-192.
MACARHUR, John. Comentário Bíblico MacArthur: desvendando a verdade de Deus, versículo a versículo. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2019, p.540-572.
MODES, Josemar Valdir. A prática da fé manifesta em adoração. Revista Batista Pioneira, v. 3, n. 2, 2014, p. 401-403. Disponível em: http://www.revista.batistapioneira.edu.br/index.php/rbp/article/view/71/0. Acessado em: 18 de maio de 2022.
PACKER, J. I. O conhecimento de Deus. São Paulo: Cultura Cristã, 2014, p. 67-155.
RUTHES, Vanessa Roberta M.; STIGAR, Robson. A sabedoria em Jó: o livro de Jó na perspectiva da antropologia teológica. Revista: Fragmentos de Cultura, v. 26, n. 4. Goiânia, 2016, p. 579-585. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/4474. Acessado em: 18 de maio de 2022.
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. Manual Bíblico SBB. Trad. Laila de Noronha. 3. ed. Revisada. Barueri, São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2018, p. 349-358.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriel Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores têm permissão para depositar seus trabalhos em páginas pessoais, repositórios e/ou portais institucionais após (pós-print) a publicação na Revista.
No depósito de trabalhos com múltipla autoria o depositário garante a obtenção de todas as permissões de direito autoral de outros autores para a submissão.
A revista permite que os autores depositem o artigo com o mesmo formato do editor em um repositório institucional e em repositórios não comerciais, publicar em um livro, postar em blogs e redes sociais pessoais (conforme o arquivo original publicado no periódicos), com um reconhecimento de sua publicação inicial neste periódico e informações bibliográficas completas (autores, título do artigo, título do periódico, volume, fascículo, páginas e link do DOI do artigo). O artigo deve conter também o tipo de licença atribuída para publicação no periódico.
A revista é uma publicação de Acesso Aberto, todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Todos podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, vincular os textos completos dos artigos e demais escrito, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a Licenças Creative Commons 4.0, Sete Licenças Creative Commons BY, NC, ND, utilizada pela revista. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).