A RELAÇÃO ENTRE A TÉCNICA DA GAMIFICAÇÃO E OS ENSINOS BÍBLICOS DE JESUS
Palavras-chave:
Ensino, Tecnologia, Bíblia, GamificaçãoResumo
As investigações sobre o uso das novas tecnologias no ensino cristão levaram a identificar a gamificação como uma estratégia inovadora e eficaz do processo de ensino. Desta forma, o assunto comparativo entre a gamificação e os ensinos de Jesus será destaque neste trabalho. Nesse sentido com base no seguinte problema deu-se inicio às pesquisas. De que maneira relacionar a gamificação com os ensinos bíblicos tendo em vista um ensino mais dinâmico e eficaz? Para tanto, aprofundar e aplicar os elementos usados na gamificação para utilizar nos ensinos bíblicos foi um dos objetivos traçadas. Utilizou-se como metodologia a coleta de dados e direcionamentos da pesquisa bibliográfica exploratória. Autores como Mcgonigal (2011), Pacheco (2016), Lopes (2020), MATOS (1994), Werbach e Hunter (2012), Deci e Ryan (2000), Zichermann e Cunningham (2011) e outros, deram base a fundamentação teórica. Diante desses procedimentos chegou-se aos seguintes resultados: A pesquisa concluiu que a gamificação, ao utilizar desafios, recompensas, feedback e narrativas interativas, é eficaz para engajar os aprendizes, facilitando o aprendizado ativo. Comparando com os ensinamentos de Jesus, observou-se que ambos utilizam métodos pedagógicos semelhantes, como parábolas e questionamentos, para promover reflexão e desenvolvimento pessoal. Contudo, enquanto a gamificação foca em resultados práticos e imediatos, o ensino de Jesus busca uma transformação espiritual profunda. A gamificação, aplicada ao ensino cristão, pode integrar métodos tradicionais e modernos, criando um ambiente mais dinâmico e eficaz.
