O ENSINO DO PANORAMA BÍBLICO HISTÓRICO-TEMPORAL DOS LIVROS PROFÉTICOS POSTERIORES COMO ESTUDO PRELIMINAR

Autores

  • Erika Vieira de Araujo Tavares

Palavras-chave:

: Ensino bíblico, Proféticos posteriores, Panorama bíblico

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de apresentar um estudo preliminar a ser aplicado pelos educadores bíblicos no ensino dos livros proféticos de Isaías a Malaquias, para auxiliar seu alunado na compreensão, interpretação e análise desses textos. Diferentemente  da maioria dos livros veterotestamentários, organizados no cânon protestante de Língua Portuguesa de forma linear histórico-temporal, os proféticos posteriores encontram-se desalinhados nessa perspectiva. Assim, o primeiro desafio do estudante bíblico é compreender a contextualização de cada livro, o que nem sempre está explícito ou será, em si mesmo, identificável. A partir da pesquisa realizada, conclui-se que o ensino panorâmico histórico-temporal dos livros em estudo oferecerá elementos exegéticos importantes como um ensino preliminar para o educando prosseguir no processo ensino-aprendizagem, considerando que a parte é compreendida no todo. O caminho seguido nesta pesquisa é do tipo bibliográfico e descritivo, com  abordagem qualitativa e  método dedutivo. Para a compreensão desses pressupostos, são utilizadas como referenciais as obras de Klein W William, Craig Blomberg, Robert Hubbard Jr., Roy B. Zuck, Augustus Nicodemus Lopes, Russel N. Champlin e Henry H. Hally. O trabalho é dividido em três sessões: as dificuldades histórico-temporais no estudo dos livros proféticos posteriores; a importância do estudo panorâmico na teologia bíblica; e o estudo panorâmico bíblico dos livros proféticos posteriores. A primeira seção se divide em “Os livros proféticos posteriores no ordenamento bíblico”; e “As dificuldades histórico-temporais”.

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Publicado

2025-05-21