Discipulado, Perspectivas e Dimensões

um Diálogo em Busca da Complementariedade Entre o Discipulado na Comunidade, no Pequeno Grupo e no Relacionamento Um a Um

  • Diogo da Cunha Carvalho
Palavras-chave: Discipulado, Grande Comissão, Missão da igreja

Resumo

O presente artigo aborda as diferentes perspectivas de discipulado cristão vigentes na atualidade, desde o discipulado enquanto seguimento – o que se propõe denominar discipulado vertical – até o discipulado como missão de fazer discípulos – o que se propõe chamar discipulado horizontal ou missionário. Verificam-se, nesse viés horizontal, pelo menos três vertentes de discipulado em operação nas igrejas hoje: o discipulado na comunidade, o discipulado em pequenos grupos e o discipulado um a um. Por meio de pesquisa bibliográfica, o artigo esboça um diálogo entre selecionados autores de cada vertente, para, no final, concluir que se cuidam, não de correntes antagônicas ou de metodologias excludentes, mas de dimensões complementares de uma mesma missão de fazer discípulos na igreja local.

Biografia do Autor

Diogo da Cunha Carvalho

O autor é Mestre em Estudos Teológicos com ênfase em Missiologia pelo Southeastern Baptist Theological Seminary (2017) e doutorando em Teologia na PUC-Rio. Professor de Missiologia no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil/Faculdade Batista do Rio de Janeiro

Referências

ALMEIDA, Rafael Blume Pereira de. O uso da pregação expositiva na igreja em célula: proposta prática de uma relação complementar. Faculdades Batista do Paraná: Curitiba, 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Teologia Pastoral)

AMADO, Joel Portella. O Documento de Aparecida e sua proposta para toda a igreja. Atualidade Teológica. Rio de Janeiro, v. 22, n. 58, jan./abr. 2018, p. 65-90.

ARAÚJO, João Pedro Gonçalves. Discipulado: autarquia, anarquia, ditadura – uma análise. Via Teológica, v. 19, n. 37, jun/2018, p. 286-303.

BARTH, Karl. Chamado ao discipulado. São Paulo: Fonte Editorial, 2006.

BONHOEFFER, Dietrich. Discipulado. 8. ed. São Leopoldo: Sinodal, 2004.

BOSCH, David J. Missão transformadora: mudanças de paradigma na teologia da missão. 3.ed. São Leopoldo: EST/Sinodal, 2002.

BOSCH, David J. Transforming mission: paradigm shifts in theology of mission. New York: Orbis Books, 2007.

CELAM. Documento de Aparecida: texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Brasília: Edições CNBB; São Paulo: Paulus / Paulinas, 2008.

COMISKEY, Joel. Discipulado relacional: como Deus usa a comunidade para modelar seguidores de Jesus. Fortaleza: Premius, 2014.

COMISKEY, Joel. Fazer discípulos na Igreja do século 21: como a igreja baseada em células/pequenos grupos faz seguidores de Jesus. Curitiba: Ministério Igreja em Células, 2017.

DEVER, Mark. 9 marcas de uma igreja saudável. São José dos Campos: Fiel, 2016.

DEVER, Mark; DUNLOP, Jamie. A comunidade cativante: onde o poder de Deus torna uma igreja atraente. São José dos Campos: Fiel, 2016.
Publicado
2019-09-19
Como Citar
Carvalho, D. da C. (2019). Discipulado, Perspectivas e Dimensões. VIA TEOLÓGICA, 20(39), 89-120. Recuperado de http://periodicos.fabapar.com.br/index.php/vt/article/view/116
Seção
Artigos